Intercâmbio dinamizado pelo Projeto Comboio da Memória


Entre os dias 14 e 21 de abril, realizou-se a segunda parte do intercâmbio dinamizado pelo Projeto Comboio da Memória, desta vez na cidade de Olevano-Romano em Itália. Este projeto, “Porque o outro posso ser eu”, contou com a participação de um grupo de vinte e dois alunos do 10.º e 11.º primeiro ano de escolaridade e quatro professoras.

Durante oito dias, refletiu-se sobre a importância de uma sociedade que encontra no outro a continuidade de si próprio, valorizando a diversidade, a verdade e a liberdade. Para esta reflexão foram usadas diferentes linguagens como a música, a dança, o desporto e o teatro, promovendo-se a dinâmica de grupos e o trabalho de equipa. Foram criados e partilhados momentos de verdadeira diversão e predisposição para o conhecimento de diferentes formas de estar no mundo. E porque o conhecimento da História é um dos alicerces da compreensão do outro, foram realizadas visitas a Pompeia, Monte Cassino, Tivoli e Roma, verdadeiras aulas “in loco”, irrompendo por diferentes épocas.

Uma semana memorável, com experiências enriquecedoras no ponto de vista cultural e pessoal.

E porque o outro posso ser eu, o Comboio da Memória irá continuar, sobre os carris da humanidade, a desafiar os nossos jovens para viagens rumo a uma sociedade que se quer mais consciente e justa.

As Professoras Alexandra Ferreira, Ana Maria, Carla Piedade e Isabel Vicente