Ler Fora da Escola


Educadora Ana Cabral destaca impacto do projeto Ler Fora da Escola no JI da Assanha da Paz

Ao longo do presente ano letivo, o Jardim de Infância da Assanha da Paz desenvolveu o projeto Ler Fora da Escola – Etapa Preparar, uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em estreita colaboração entre a educadora Dr.ª Ana Cabral e o professor bibliotecário João Silvano.

Num testemunho partilhado no último conselho de docentes do ano, Ana Cabral salientou a relevância desta experiência para o desenvolvimento das crianças e para o envolvimento das famílias na promoção da leitura desde a educação pré-escolar.

“O projeto permitiu criar uma verdadeira ponte entre a escola e a família. As crianças passaram a contactar com os livros de forma mais regular e significativa, enquanto os pais assumiram um papel ativo na descoberta do prazer de ler em conjunto”, refere a educadora.

O projeto Ler Fora da Escola assenta num trabalho sistemático de valorização da leitura através da articulação entre docentes, biblioteca escolar e famílias, disponibilizando roteiros de atividades e sugestões de leitura para serem desenvolvidos em casa. [rbe.mec.pt]

Na etapa“Preparar”, dirigida à educação pré-escolar, os objetivos centrais passam por promover competências de literacia emergente e criar bases sólidas para a futura aprendizagem da leitura. Entre os principais objetivos destacam-se:
• Desenvolver o gosto pelos livros e pelas histórias;
• Enriquecer a linguagem oral e o vocabulário das crianças;
• Sensibilizar para os sons da língua, através de rimas, lengalengas e jogos de palavras;
• Estimular a consciência fonológica e a descoberta da relação entre sons e letras;
• Promover o contacto frequente com materiais escritos em contextos lúdicos e significativos;
• Valorizar o papel da família como primeira mediadora da leitura. [sites.google.com], [rbe.mec.pt]

Ao longo do ano, as crianças e as respetivas famílias participaram nas atividades propostas pelos roteiros disponibilizados pela RBE, explorando livros, histórias, conversas e experiências que reforçaram hábitos de leitura em ambiente familiar.

A implementação do projeto foi acompanhada por diversas sessões online de monitorização e partilha, nas quais educadores e professores bibliotecários puderam trocar experiências, refletir sobre as práticas desenvolvidas e conhecer novas sugestões de leitura e estratégias de abordagem às famílias. Estas sessões contribuíram para fortalecer a rede de colaboração entre os participantes e para consolidar o trabalho realizado em cada contexto educativo. [rbe.mec.pt]

Como exemplo do percurso desenvolvido, a educadora Ana Cabral apresentou um Padlet construído colaborativamente com o professor bibliotecário João Silvano, onde foi reunida toda a documentação do projeto, incluindo a apresentação inicial, os roteiros de leitura, recursos utilizados e diversos momentos vividos pelas crianças na sala de atividades e em contexto familiar.

Vide: Ler Fora da Escola_2025_2026

O balanço realizado pela educadora é claramente positivo, destacando o entusiasmo das crianças, a adesão das famílias e a importância da colaboração com a biblioteca escolar.

O sucesso desta experiência reforça agora a ambição de alargar o projeto a outras turmas e níveis de ensino. O objetivo passa por que, no próximo ano letivo, mais educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Pombal integrem esta iniciativa, contribuindo para a consolidação de uma cultura integrada de leitura, assente na cooperação entre escola, biblioteca e família.

Desta forma, o projeto Ler Fora da Escola afirma-se como uma oportunidade de promover hábitos leitores duradouros, transformando a leitura numa experiência prazerosa, partilhada e presente no quotidiano das crianças desde os seus primeiros anos de vida. [rbe.mec.pt], [sites.google.com]

O docente, João Silvano