No âmbito do Mês do Animal e com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de proteger os animais, decorreram, durante o mês de outubro, na Escola Básica Marquês de Pombal e na Escola Secundária, várias atividades dinamizadas pelos docentes do Grupo 230 com a colaboração da docente Fátima Brandão e do CATL Marquês de Pombal.
A favor da Ajudanimal, Associação de Defesa dos Animais de Pombal, realizou-se uma recolha de donativos diversos como alimentos, brinquedos e outros bens que envolveu toda a comunidade educativa. Também se doaram carvalhos-cerquinhos para serem plantados no abrigo da mesma associação, a fim de criarem zonas de sombra para os animais. Estas plantas tinham sido colocadas a germinar pelas turmas A e B do sexto ano, no ano letivo passado, no âmbito da Comemoração do “Dia da Floresta Autóctone”.
Os alunos do sexto ano colaboraram num painel intitulado: “O meu animal é…” e desenvolveram-se, nas turmas do 2º ciclo, trabalhos no âmbito das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e de Português.
Alguns alunos do 5º G escreveram e gravaram, em vídeo, entrevistas com os donos que maltratam e/ou abandonam, mas também com quem adota animais abandonados, de forma a conhecer os diversos pontos de vista.
Também a Biblioteca Escolar acolheu a iniciativa, tendo o professor João Silvano preparado sessões de leitura alusivas ao tema.
Foram ainda distribuídos folhetos do Canil Municipal de Pombal, sob o lema: “O amor não se compra, adota-se!”, numa iniciativa lançada pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária.
Notícia elaborada pelos alunos do 5ºG e do 6ºA