Mesa Redonda: “Os nossos sistemas educativos…o presente e o futuro”.


No âmbito do Intercâmbio Eslováquia / Pombal, no dia 7 de novembro, na Biblioteca da Escola Secundária de Pombal, realizou-se uma Mesa Redonda intitulada “Os nossos sistemas educativos…o presente e o futuro”.

A Mesa Redonda fez parte do programa do intercâmbio que trouxe ao nosso agrupamento seis alunos e três professores da Eslováquia, de entre os quais a Diretora da escola. Com esta discussão pretendeu-se dar a conhecer os sistemas educativos dos dois países, refletir sobre os desafios da atualidade e o futuro da educação.

Juntaram-se à mesa, os três professores eslovacos, a Coordenadora da Biblioteca Escolar, a docente Fernanda Gomes, a Coordenadora do Departamento de Ciências Experimentais, a docente Eduarda Azevedo, a Coordenadora EQAVET, a docente Anabela Coelho, a docente de português, Sílvia Gameiro e a professora responsável pelo intercâmbio, a docente Maria Assunção.

Para além da partilha sobre os sistemas educativos de ambos os países, a coordenadora da equipa EQAVET deu a conhecer as ofertas formativas do nosso agrupamento, no que diz respeito aos cursos profissionais, deu a conhecer algumas práticas adotadas de acordo com os critérios de alinhamento para a certificação EQAVET, assim como as parcerias realizadas através do projeto Eramus KA1 para realização de FCT fora do país de alunos dos cursos profissionais, sendo uma importante mais valia para os alunos que concluem o curso profissional no nosso agrupamento.

Foi também muito importante a reflexão relacionada com a utilização do telemóvel na escola, uma vez que nesta escola eslovaca não é permitida a sua utilização pelos alunos durante a sua permanência na escola. Os docentes eslovacos referiram que a medida já tem dois anos e que se verifica, neste momento, que as relações interpessoais entre os alunos estão muito mais saudáveis e que os alunos, durante os intervalos, jogam, brincam e conversam muito mais uns com os outros, pelo que a medida é muito positiva apesar de, inicialmente, pais e alunos estarem muito relutantes. Hoje, todos concordam com a sua importância.

Foi um momento de importante reflexão e partilha sobre realidades tão distintas, diferentes áreas de aprendizagens e formação e testemunho de vivências tão essenciais para a construção de uma escola europeia que responda aos desafios do futuro.

A docente, Maria Assunção