Mobilidade Ativa e Segura desfila em Pombal


No dia 12 de junho, a nossa turma do 5.º D, da Escola Básica Marquês de Pombal, do Agrupamento de Escolas de Pombal, participou num passeio de bicicleta pelas ruas da cidade, entre a Escola e o açude de Flandes, em meio urbano e utilizando a ciclovia, e que marcou a parte final do trabalho de projeto “Educação Rodoviária e Mobilidade Segura”, sobre o qual trabalhámos durante o ano letivo.

Pretendíamos chamar a atenção da comunidade de Pombal e, principalmente dos condutores de veículos, para a importância de todos partilharmos a estrada com Responsabilidade e em Segurança.

Também quisemos entregar ao Senhor Presidente do nosso Município, um documento com sugestões de medidas que pesquisámos e que observámos noutras cidades, que estimulam a mobilidade ativa (ciclável e pedonal) e segura, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida em Pombal, promovendo hábitos saudáveis e sustentáveis.
Conversámos com o Senhor Presidente e a sua equipa camarária sobre algumas medidas que gostaríamos que fossem postas em prática em Pombal, por exemplo:
– reduzir o uso do automóvel no centro da cidade;
– promover a deslocação a pé, com a implementação de “passadeiras inteligentes”, que têm sistemas luminosos e marcações diferenciadas, que asseguram que há mais visibilidade, reduzindo o risco de distração e de atropelamento; também achámos importante aumentar a mobilidade ativa e segura de casa para a Escola e da Escola para casa, criando um projeto em que há um adulto acompanhante para um grupo de crianças, em percursos definidos;
– promover o uso da bicicleta, com a construção de uma ciclovia contínua que ligue os vários pontos da cidade, que ligue algumas aldeias a Pombal e, se possível, que ligue a cidade à nossa Praia do Osso da Baleia.

Gostaríamos que os adultos da nossa cidade andassem mais a pé e de bicicleta, para também conseguirem identificar melhor os perigos que corremos e, assim, executarem algumas destas medidas que achamos que são muito importantes.

Ainda gostaríamos de agradecer a disponibilidade da PSP/ Escola Segura e do Sr. Presidente da Câmara, Pedro Pimpão, que percebeu a importância do nosso projeto, assim esperamos que possa considerar o nosso pedido.

Notícia do 5.º D escrita sob orientação da professora de Português