Na EB de Pelariga, o mês de outubro foi repleto de atividades!

No âmbito do Dia Mundial do Animal, houve sessões de sensibilização sobre o bem-estar animal e debates acerca dos direitos dos animais. Os encarregados de educação contribuíram com representações de animais, com recurso a materiais recicláveis ou da Natureza, que estiveram em exposição durante o mês, na escola, e com alimentos e acessórios que foram doados ao Canil Municipal de Pombal. No dia da recolha dos donativos por duas colaboradoras do Canil Municipal de Pombal, estas vieram acompanhadas por dois cães que fizeram as delícias de crianças e adultos.

As atividades da semana da alimentação começaram com a história “O caldo de pedra” contada pelos alunos da turma C a todas as turmas da escola. Durante a semana, as crianças elaboraram e degustaram espetadas de fruta, ouviram outras histórias, cantaram e dançaram músicas alusivas e fizeram trabalhos de expressão plástica.

No dia 26 de outubro, realizou-se o encontro com a escritora Manuela Mota Ribeiro, no âmbito do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE). A escritora apresentou a história de um dos seus livros – “Girafritz aprende uma lição”. Este livro aborda o tema do “bullying” de uma forma descontraída e divertida e, ao mesmo tempo, com uma grande sensibilidade e proximidade àquilo que é o dia a dia das crianças no contexto familiar e escolar. Por fim, cantaram “As palavras mágicas”, uma canção que reforça a importância das saudações, dos agradecimentos, da utilização do “por favor” e dos pedidos de desculpa.

Nos dias 30 e 31 de outubro, realizou-se uma exposição de abóboras de Halloween, sugerida pela professora de inglês, mas alargada a todas as turmas, com a colaboração dos encarregados de educação. A exposição ocorreu no exterior da escola e mereceu a visita das crianças, educadoras e auxiliares da creche do Centro Social da Pelariga. Os alunos vieram fantasiados e até desfilaram!

E, para acabar o mês e ainda no âmbito do MIBE, no dia 31 de outubro, os professores bibliotecários, Ana Moço e João Silvano, vieram até à nossa biblioteca dinamizar uma sessão de animação de leitura intitulada Missão “Fada Palavrinha”.

Foi, sem dúvida, um mês muito enriquecedor para a nossa escola!

A docente

Sílvia Oliveira