No dia 7 de maio, no âmbito da Semana Aberta, realizou-se a atividade “Caça às invasoras no Castelo”, que contou com a participação da Investigadora Elizabete Marchante do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra e integrou o Programa da SEI 24, Semana Ibérica sobre espécies invasoras que decorreu, de 4 a 12 de maio, em todo o território português e espanhol.
Seis turmas do 8.º ano assistiram à Palestra da Drª Elizabete Marchante, realizada em duas sessões que decorreram no Auditório Drª Gabriela Coelho da Escola Secundária de Pombal.
Aos alunos do 8.º ano juntaram-se ainda duas turmas do 3.º ano para aprenderem mais sobre as espécies invasoras e de que forma são uma ameaça à biodiversidade.
Com a parceria da Engenheira Catarina Soares, Chefe da Divisão de Ambiente do Município, duas turmas do 8.º ano e duas turmas do 3.º ano, seguiram até à Mata do Castelo para sessão de controlo de espécies invasoras. Nesta ação foram removidos 446 exemplares de espécies invasoras: 223 robinias, 222 acácias e 1 tintureira.
Foi mais uma edição da atividade “Caça às invasoras no Castelo”, integrada no Projeto de Educação para a Saúde e do Clube Ciência Vida!
Um agradecimento à Drª Elizabete Marchante, ao Município de Pombal e a todos os alunos pelo entusiasmo e empenho.
Maria da Conceição Assunção (Professora de Biologia e Geologia)