O Comboio da Memória está em andamento….


Visita ao Museu Vilar Formoso Fronteira da Paz e Museu Aristides de Sousa Mendes

No passado dia 29 de novembro, os alunos do projeto Comboio da Memória deslocaram-se até Vilar Formoso para visitar o Museu Vilar Formoso Fronteira da Paz, onde puderam ficar a conhecer um pouco mais sobre o Holocausto e as histórias e testemunhos das pessoas que passaram por esse período negro da História. Cada sala, cada cor deste espaço tem o seu significado: a primeira sala começa com uma pequena tira branca, ilustrando o período antes da afirmação do nazismo, mudando logo para a cor negra, exibindo documentos e vídeos, estreitando cada vez mais para representar o medo e o terror que aquelas pessoas sentiram. Na passagem para a próxima sala, o corredor era estreito e cheio de informação. Já na última sala, encontramos um espaço amplo, de cor azul-claro, simbolizando a esperança que os refugiados sentiram ao entrar no comboio com destino a Portugal, pois acreditavam que se salvariam, enquanto noutros comboios milhares eram levados até aos campos de concentração, onde acabariam por morrer.

Após a visita ao museu foi a pausa para o almoço, durante a qual os alunos puderam ir a um parque de merendas, tendo alguns alunos aproveitado para se deslocar até à linha de fronteira com a província de Castela e Leão, em Espanha.

À tarde houve a deslocação até Cabanas de Viriato, com o objectivo de visitar a casa do cônsul Aristides de Sousa Mendes, para saber mais sobre a vida do homem que salvou milhares de pessoas do Holocausto. Podemos conhecer a sua família, o que estudou, onde esteve enquanto exerceu a profissão de diplomata até aos testemunhos de pessoas salvas por ele. Visitámos também a exposição temporária, dedicada a um livro infantil escrito por um casal salvo por Aristides de Sousa Mendes. Após a visita ao interior da casa fomos conhecer o jardim, seguido de um kahoot para testar os nossos conhecimentos.

Foi um dia repleto de emoções, memórias e histórias. Um dia para recordar.

Texto de Raquel Pereira, 10º G