“O Mar começa Aqui”: ESP comemora Dia Mundial do Ambiente


No âmbito da Comemoração do dia Mundial do Ambiente, dia cinco de junho, os alunos do oitavo ano, turma H e do nono ano, turmas G, H e J, na disciplina de Educação Visual, sob orientação da Professora Noélia Monteiro, pintaram um desenho feito pelo aluno Rodrigo Silva, nº 18 no âmbito do projeto “O Mar começa Aqui” promovido pela ABAE. De acordo com a memória descritiva do projeto, as duas sarjetas escolhidas para o efeito situam-se no estacionamento automóvel da Secundária e junto à passadeira de peões, na rua S. João de Deus, que faz esquina com a antiga entrada principal da Escola Secundária de Pombal. Os materiais foram cedidos pela Câmara Municipal de Pombal e pelo Agrupamento. Na elaboração dos logótipos do Agrupamento de Escolas de Pombal e do projeto “Escola Azul” tivemos também a preciosa colaboração do aluno Duarte Mendes Freitas, número quatro, do nono ano turma J, do Clube de Robótica.

Também a propósito deste projeto, teve lugar, no dia sete de junho, no Auditório Gabriela Coelho, uma sessão formativa dinamizada pela Chefe da Unidade de Ambiente do Município de Pombal, Engª Catarina Soares, para os alunos do nono ano, turma H, acompanhados por Esmeralda Ferrão, Professora de Desenvolvimento e Cidadania.

As pinturas do desenho, feito pelo aluno Rodrigo Silva, nº18, do 9ºH, foram realizadas pelos seguintes alunos, sob orientação da Professora de EV, Noélia Monteiro: do 9º G, Alexandre Simões, nº 2, Ana Gomes, nº 4, Bruna Lemos, nº 5, Leonor Gomes, nº14, Ana Inácia, nº 3, Maria Soares, nº 16; do 9º I, Bárbara Carrasqueira nº2, Catarina Paço, nº3, e Vira Yelcheva, nº 15; do 8º H, Inês Sol nº8, Inês Jesus, nº9, Mariana Pires nº20, Keila Lacerda, nº15, Joana Paulo, nº 13, Maria Neves, nº 19 e Iris Freire, nº 10; do 9ºH, Ismael Salazar, Nº9, Jean Gaspar nº 10, Tomás Gonçalves, nº 19, Alexandre Domingues, nº2, Rodrigo Silva, nº 18, Josian Emídio, nº 21 e Sabrina Emídio, nº 22.

Consciencializar a comunidade escolar para as ameaças que o lixo marinho apresenta, incluindo a ingestão, o enredamento, e a invasão por “espécies exóticas” (plástico). Compreender por que motivo certas características dos animais marinhos podem torná-los suscetíveis ao perigo do lixo, foi o propósito da candidatura da Professora de CN e coordenadora do projecto “Escola Azul”, Estefânia Pires.

O Eco-Escolas agradece aos Alunos, Professores, Direção, PND, PSP, JFP e CMP, a participação e apoio esperando que à Escola Secundária de Pombal lhe seja atribuída a “Bandeira Verde, 2023-24”.

Este projeto reflete a importância e a preocupação ambiental para “termos direito” a um mar que nos torne mais felizes.

Jorge Sá, Coordenador do Programa Eco-Escolas