A professora de Espanhol, Carla Silva, foi convidada pelo professor Mauro Figueiredo, coordenador do projeto Milage Aprender+, a participar na final na 6.ª Edição dos Prémios MILAGE APRENDER+, que decorreu no dia 8 de julho em Lisboa, no Centro Ismaili.
O recurso criado foi selecionado para a categoria «Professor-autor- Espanhol ».
A aplicação Milage, já muito usada na disciplina de Matemática, está agora a iniciar na língua espanhola e visa incentivar aprendizagens ativas e práticas pedagógicas inovadoras tornando os alunos mais autónomos e construtores da sua aprendizagem ao seu ritmo.
A professora considera muito importante adequar os seus métodos de ensino aos interesses dos seus alunos e seguir a linha orientadora do projeto educativo do meu Agrupamento «Erguer Futuros», integrando a avaliação como uma ferramenta de regulação e de orientação do percurso escolar.
As escolas estão em plena mudança de paradigma da avaliação e os alunos cada vez mais precisam de ser motivados para aprender. É um público que está sempre mais sedento de tecnologia pelo que, com a Milage, esta professora percebeu que está no caminho certo para os cativar.
Com a Milage, a professora espera poder ajudar o aluno a crescer por ele, apenas sendo guiado, certificando-se dos conhecimentos adquiridos e das capacidades desenvolvidas pelo aluno.
O aluno compreende que tem de aprender, é apoiado na sua aprendizagem, é informado sobre o seu progresso e é-lhe dada a oportunidade de revelar as suas capacidades atitudes e saberes.
A professora garante que este é apenas o início desta caminhada em busca de inovação e de melhores práticas educacionais que são fundamentais para o desenvolvimento dos estudantes e da sociedade como um todo.
Poderão ver o vídeo da candidatura e apreciar algumas fotografias tiradas no evento: link para o vídeo e imagens
A docente, Carla Sofia Silva