Participação no I Encontro Temático da Casa das Ciências – “A Água”

No passado dia 12 de abril, no I Encontro Temático da Casa das Ciências – “A Água”, que decorreu em Viana do Castelo, os professores do Agrupamento de Escolas de Pombal, Estefânia Pires e Jorge Sá, apresentaram o projeto “Participar para preservar, proteger para viver um futuro melhor”. As atividades inserem-se no programa de educação ambiental Eco-Escolas, no âmbito da atividade “Action days, handsprint actions”.

Os docentes pretendem envolver os estudantes de uma turma do 8.º ano e os estudantes com adaptações curriculares significativas de Hortofloricultura em atividades práticas relacionadas com o rio Arunca, nomeadamente com a recolha de águas para análises laboratoriais, da nascente à foz do rio Arunca, de fontanários e de poços de algumas freguesias do concelho de Pombal, reportando, desta forma, ações positivas pelo ambiente, associando as atividades aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 6 – Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos). As atividades planificadas assentam em dois subtemas: “A cidade e o ambiente urbano” e o “Rio Arunca como recurso para a comunidade local”.

Entre outras ações, pretende-se conhecer o impacte da atividade agrícola nas margens do rio ao nível da adubação das culturas agrícolas e do uso de água de rega, bem como ao nível do impacte antrópico dos resíduos urbanos e industriais.

Os professores dinamizadores: Estefânia Pires e Jorge Sá