Os alunos da turma D do 5.º ano da EBMP fizeram parte da mobilização global de alunos que incentivou os Estados-Membros das Nações Unidas a assumirem um maior compromisso com a Proteção do Oceano e a alcançar a meta global de proteger 30% do Oceano até 2030 (meta 30 x 30).
Esta iniciativa foi coordenada pelo Oceanário de Lisboa e pela Fundação Oceano Azul, em parceria com várias entidades, entre as quais se destaca a Direção-Geral da Educação.
Neste projeto interdisciplinar, que envolveu as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Português, Ciências Naturais, Educação Visual e Educação Tecnológica, os alunos tiveram a oportunidade de aprender o que são Áreas Marinhas Protegidas (AMPs), debater e agir sobre a necessidade da sua implementação e fazerem-se ouvir na 3.ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC3).
Os três benefícios das AMPs considerados mais importantes pelos alunos do 5.º D foram os seguintes:
1. Proteção da vida marinha e da biodiversidade
2. Recuperação de habitats
3. Combate às alterações climáticas
Na sequência desta mobilização de alunos de todo o mundo, a sua voz foi refletida numa carta aberta às Nações Unidas, com uma mensagem global e unificada sobre a meta 30 x 30, que foi entregue na UNOC3, que decorreu entre 9 e 13 de junho de 2025, na cidade de Nice, França.
Nesta Conferência dos Oceanos, que de acordo com informação constante no site das Nações Unidas (disponível em https://news.un.org/pt/story/2025/06/1849516), reuniu 15 mil participantes, incluindo mais de 60 chefes de Estado e de Governo, a declaração política intitulada “Nosso oceano, nosso futuro: unidos por uma ação urgente”, adotada por mais de 170 países, reafirma a meta de proteger 30% do oceano e da terra até 2030.
No que respeita a Portugal, o governo anunciou a criação da Área Marinha Protegida (AMP) do monte submarino do Gorringe, localizado a Sudoeste do Cabo de São Vicente, em Sagres. A criação desta AMP fará com que Portugal passe de 19% para 27% da sua área marinha efetivamente protegida, já muito próximo da meta dos 30%.
Protege o Futuro do Oceano com a tua Ação HOJE!
A docente de CDV e CN, Sónia Marques
Relacionado com o evento:
Aos alunos do 5.ºD:
Participantes em representação de Portugal: 5326 alunos
Escola Básica Marquês de Pombal: 21 alunos
Os dois benefícios das Áreas Marinhas Protegidas mais votados pelos 9355 alunos participantes coincidem com os mais votados por vós “Proteção da vida marinha e da biodiversidade” e “Recuperação de habitats”.
Carta Aberta (em anexo) que foi entregue ao Embaixador Peter Thomson, enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para o Oceano, no dia 12 de junho, durante a 3.ª Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano:
Link: OPEN LETTER TO THE UNITED NATIONS_MINI30x30
🌊 O Mini 30×30 continua!
No início do próximo ano letivo, iremos dinamizar uma sessão online para partilhar, com todos os alunos participantes, os resultados dos primeiros meses da iniciativa e a sessão de entrega durante a UNOC3.
Estamos também a preparar novas atividades e materiais para professores e alunos, pois queremos continuar a elevar a voz dos alunos noutros momentos-chave, como a próxima COP30.
Fiquem atentos!
Em nome da equipa do Mini 30×30 Challenge, queremos expressar o nosso profundo agradecimento pela vossa participação nesta iniciativa global!
Com os melhores cumprimentos, A Equipa «Mini 30×30»
Agradeço o vosso empenho neste movimento!
Também o apoio dos professores Sandra Lourenço, Paulo Brites e Ana Santos.