Prémio Nobel da Literatura 2024


Este ano, o Prémio Nobel da Literatura foi atribuído à sul-coreana Han Kang, pelo conjunto da sua obra, na qual aborda temas como a guerra, a fragilidade do corpo e da mente, e reflete sobre o que é ser humano.

Ficámos felizes pela atribuição a uma mulher, pois verificou-se até hoje uma grande desigualdade: ela é apenas a décima oitava escritora a receber o mais alto galardão literário. Desde 1901, 103 homens foram reconhecidos pela qualidade da sua obra, o que nos mostra a luta feminina para conquistar o seu espaço na escrita e os seus direitos no mundo.

É de destacar também as origens asiáticas de Han Kang. Pela primeira vez uma sul-coreana tem a honra de receber o Nobel da Literatura.

Ao pesquisar sobre os livros escritos por Han Kang, ficámos curiosos com um em particular – A Vegetariana. É a história de uma mulher que, por causa de um sonho com o abate de animais, se torna vegetariana. Acaba internada pela família numa instituição psiquiátrica. Aí, ela age como se fosse uma árvore, por pensar que as plantas sofrem menos que os seres humanos.

É, pois, uma autora a descobrir.

8.º I, Texto coletivo