Projeto “Comboio da Memória: chegar a Vilar Formoso


Na passada sexta-feira, 10 de novembro, alunos do ensino secundário da Escola Secundária de Pombal realizaram uma visita de estudo ao interior de Portugal, no âmbito do projeto “Comboio da Memória”.

A viagem começou em Pombal e o seu primeiro destino foi Carregal do Sal. Aqui os alunos visitaram a Escola Secundária de Carregal do Sal, que continha a exposição “Chamem-me Stefan”, um sobrevivente judeu da 2ª Guerra Mundial salvo por Aristides Sousa Mendes. Na parte da tarde, continuaram esta aventura até Vilar Formoso, Museu Fronteira da Paz, onde encontraram testemunhos, documentos e histórias da época do Holocausto.

A visita teve uma excelente receção e adesão perante os jovens. Estes disseram que adoraram debater sobre vários assuntos que despertaram o interesse ao fazer o percurso.

O projeto “Comboio da Memória” já contou com variadas atividades ao longo dos anos passados e este ano não é exceção. Além da atividade agora realizada, prevê-se que, na primavera de 2024, chegue até ao interior europeu com visitas a Berlim, Varsóvia, Cracóvia e ainda o antigo campo de concentração de Auschwitz.

Leonor Caetano, aluna do 11º D2