Projeto Etwinning 3-2-1 SOKET (BE RESPONSİBLE- DISCOVER- SAVE MONEY)


Os alunos das turmas F, G e H do oitavo ano, no âmbito da disciplina de Matemática e do DAC “ Literacia Financeira”, participaram com empenho no Projeto Etwinning “3-2-1 SOKET (BE RESPONSİBLE- DISCOVER- SAVE MONEY)”. Neste projeto estiveram envolvidas seis escolas da Turquia e a nossa escola. Na nossa escola, o projeto no âmbito do DAC envolveu três turmas e as disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Português, Geografia, Inglês e Matemática e a Assembleia de Turma. O principal objetivo do projeto foi desenvolver competências de literacia financeira nos alunos.

Neste projeto, os alunos: criaram posters, logotipos, mascotes e slogans para o projeto; criaram histórias colaborativas com as escolas da Turquia; construíram mealheiros; criaram um quizziz sobre literacia financeira, que foi respondido por alunos da nossa escola e por alunos das escolas da Turquia; fizeram cartazes digitais sobre tipos de despesas e porquê poupar; fizeram um orçamento para uma viagem à Turquia; compararam preços de produtos de Portugal e da Turquia; participaram na tertúlia “Literacia financeira para a tua vida” com o economista/empresário e ex-aluno do nosso Agrupamento, Nelson Mendes.

Este projeto permitiu aos alunos: aprenderem várias ferramentas web 2.0. ligadas à comunicação e à apresentação dos trabalhos realizados; criarem trabalhos comuns, através da colaboração e da cooperação com alunos da Turquia; contribuiu para o desenvolvimento de competências ao nível da literacia financeira e de competências elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.

Alguns dos trabalhos realizados durante o projeto:

https://heyzine.com/flip-book/38579e4bd6.html#page/7

“A MATH DAY İN SOCKET VİLLAGE” – Free stories online. Create books for kids | StoryJumpe

A professora Ana Francisco