Durante o mês de outubro, todas as turmas do 5.º ano da Escola Básica Marquês de Pombal, do Agrupamento de Escolas de Pombal, realizaram uma atividade de campo no Rio Arunca, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, que contou com a colaboração dos Amigos do Arunca.
Esta atividade teve como principais objetivos: caracterizar o ambiente aquático, a partir de dados recolhidos; caracterizar alguma da biodiversidade existente; identificar espécies da fauna e da flora invasora e as suas consequências para a biodiversidade local; e formular opiniões críticas sobre ações humanas que condicionam a biodiversidade e sobre a importância da sua preservação.
Neste contacto direto com o rio da cidade, os alunos identificaram a grande biodiversidade existente, utilizando as apps iNaturalist e Google Lens e fotografando diferentes espécies de aves e plantas, algumas destas invasoras.
Esta atividade revelou-se muito enriquecedora ao nível do desenvolvimento de competências científicas, ambientais, sociais e tecnológicas.
No final da atividade, foi deixado o repto aos alunos de desafiarem a família e os amigos a conhecerem o “seu” rio.
Agradecemos aos docentes e assistentes operacionais que se disponibilizaram para acompanhar os alunos na atividade e aos Amigos do Arunca pelo empenho em partilhar os seus conhecimentos em prol de um Rio Arunca mais saudável e próximo de todos!
Os docentes de Matemática/ Ciências Naturais do 5.º ano