No início do mês de fevereiro, os alunos do nono ano, participaram, na Escola Secundária de Pombal, no Mass Training de Suporte Básico de vida (SBV), dinamizado por formadores do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) de Coimbra. Esta ação de formação teve como objetivo complementar as aprendizagens essenciais do currículo de Ciências Naturais.
Segundo os alunos, na componente teórica, houve a oportunidade de aprofundar conhecimentos essenciais para a prestação de primeiros socorros em situações de emergência. Na parte prática, aplicaram, em manequins, os conhecimentos entretanto adquiridos, simulando situações reais de emergência. Desta forma, aplicaram os procedimentos de SBV, no qual se inclui uma avaliação inicial, a manutenção da via aérea permeável e a execução de compressões torácicas e ventilações. Também aplicaram procedimentos para a desobstrução da via aérea, nos quais se inclui a palmada interescapular e a manobra de Heimlich ou compressão abdominal. Ainda praticaram a Posição Lateral de Segurança (PLS), que é uma técnica de assistência a uma vítima que respira normalmente, mas que está inconsciente.
Em suma, estas sessões permitiram reconhecer a importância da formação em SBV e o papel fundamental que cada um pode desempenhar na vida do outro. Esta experiência não só lhes aumentou a confiança, como também reforçou a importância da solidariedade e da capacitação que, em situações de emergência, permite fazer a diferença.
Os discentes deixam um apelo a todos os cidadãos para que participem neste tipo de formação, pois «o saber não ocupa lugar» e, neste âmbito, pode determinar a sobrevivência!
A equipa de Educação para a Saúde (com a colaboração das turmas E e F do nono ano)