Realizou-se, no dia 20 de janeiro, pelas 20:00 horas, no Auditório Dra. Gabriela Coelho da Escola Secundária de Pombal, uma mesa redonda subordinada ao tema “Idoso em tempos de pandemia – mudanças, necessidades, respostas”, no âmbito da Atividade Integradora do Curso EFA “Ser Sénior em Pombal”. Nela estiveram presentes a Dra. Catarina Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Pombal, Dra. Carla Longo, presidente da Junta de Freguesia de Pombal, Dra. Isabel Serra e Dr. João Jesus da Fundação, Dr. Lourenço Júnior e Dra. Sílvia Oliveira, presidente da Universidade Sénior de Pombal.
Com esta enriquecedora mesa redonda, ficámos a saber quais as instituições de apoio aos idosos que existem no concelho, as atividades que estão a ser desenvolvidas no sentido de promover um envelhecimento ativo e saudável, o que foi feito no sentido de adaptar essas atividades ao tempo de pandemia que vivemos e o que é que está a ser feito no concelho para a inclusão digital dos idosos. São muitas e muito variadas as ações e os projetos em curso que estão a ser desenvolvidos, por cada uma das entidades presentes, no apoio a esta classe sénior do nosso concelho, dependendo do seu foco principal. A linha de atuação vai, por exemplo, no sentido da recuperação das habitações de modo a manter, o mais tempo possível, as pessoas nas suas casas, combater o isolamento social e a iliteracia digital. O tempo de pandemia trouxe ainda mais desafios, no que diz respeito ao maior isolamento e falta de atividade física. Percebemos que o envelhecimento se prepara desde que nascemos e que todos podemos e devemos ajudar as pessoas idosas que são a nossa identidade. Por exemplo, o projeto “Eu sou digital” precisa de jovens voluntários.
Esta mesa redonda foi muito enriquecedora e representou o culminar da nossa atividade integradora. Através de uma videoconferência com a médica Dora Ribeiro, subordinada ao tema “Alimentação” – Hábitos de vida saudável e prevenção de doenças”, pudemos refletir sobre os nossos hábitos e as mudanças a introduzir. Realizámos um inquérito aos nossos familiares mais idosos, sobre os seus hábitos alimentares e procedemos ao tratamento desses dados. Também criámos um livro de receitas (e-book _Receitas da Avó) que intitulámos: “Receitas da Avó” uma recolha de receitas da nossa terra.
Procurámos também perceber a evolução da população nos últimos cinquenta anos no concelho de Pombal e procedemos à construção de pirâmides etárias que nos mostraram o quão envelhecido está o nosso concelho. Finalmente, fizemos uma recolha de informação sobre a evolução da faixa etária dos assinantes de jornais na região centro. Toda a informação recolhida foi sistematizada em cartazes realizados com a ferramenta Canva e foram e expostos no átrio da escola.
Os formandos do curso EFA