O Agrupamento de Escolas de Pombal participou na Sessão Distrital do ensino básico Parlamento dos Jovens 2025 que decorreu em Porto de Mós, no passado dia 31 de março. Trata-se de uma iniciativa, promovida pela Assembleia da República, que visa fomentar a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da atualidade.
“Novas Tecnologias – Oportunidade e Desafios para os Jovens”, foi o tema em debate, neste ano.
Finalizada a primeira fase do programa, que culminou com a aprovação do Projeto de Recomendação da Escola e com a eleição dos nossos deputados à Sessão Distrital, deu-se lugar à fase das sessões distritais, que, no distrito de Leiria, teve lugar em Porto de Mós. A nossa escola fez-se representar pelos alunos do 3.º Ciclo, Manuel Gaspar Rodrigues, 9.º A, Xavier Arroteia e Carolina Ramos do 8.º A. Defenderam o Projeto de Recomendação da Escola, aprovado na sessão escolar.
O mesmo passava pelas seguintes medidas:
– Utilização de equipamentos (ex.Tablet) na Escola, que substituam os manuais.
– Dotar as escolas do país com tecnologias eficientes e funcionais.
– Campanhas e formações de ensino digital e saúde mental.
Esta sessão distrital, contou com a presença do Presidente do Município de Porto de Mós, de representantes da organização da DGESTE/DSRC, e do Instituto Português da Juventude. Estiveram representadas 32 Escolas/Agrupamentos de Escolas do distrito de Leiria, que elegeram os seus deputados para debaterem e aprovarem uma recomendação no âmbito do tema “Novas Tecnologias: Oportunidades e Desafios para os Jovens” que será levada à Assembleia da República nos dias 12 e 13 de maio de 2025.
A participação no Parlamento dos Jovens representou uma oportunidade para os alunos do Agrupamento desenvolverem competências de debate, argumentação e participação cívica e demonstrando potencial na construção de um futuro melhor. A experiência permitiu-lhes, ainda, conhecer o funcionamento do sistema democrático e o papel dos deputados na elaboração das leis. A presença no Parlamento dos Jovens 2025 é mais um exemplo do compromisso da escola com a formação de cidadãos ativos e conscientes.
A professora, Lúcia Silva