Que figura mitológica representa a Estátua da Liberdade? Que motivo levou França a oferecê-la aos Estados Unidos da América? Quanto custou? Que altura tem? Qual o seu estilo arquitetónico? Quem a projetou? Porque apresenta uma cor esverdeada? Teve sempre a mesma cor?
Este conjunto de questões representa apenas uma pequena parte das perguntas que os alunos de Física e Química do 2.º ano dos cursos profissionais procuraram responder no trabalho de investigação sobre a Estátua da Liberdade, realizado ao longo do 2.º período, numa parceria com a Biblioteca Escolar, no âmbito do projeto “Tenho Química com a BE”.
Na investigação, para além das vertentes cultural, histórica e mitológica que se promoveram, aplicaram-se, também, conhecimentos adquiridos no estudo do módulo Q5 (equilíbrio de oxidação-redução), a fim de se conseguir explicar as mudanças de cor da referida estátua, ao longo dos anos, uma vez que, embora revestida de cobre, apresenta hoje uma tonalidade esverdeada. Os trabalhos foram analisados pelos professores, antes de serem apresentados, tendo sido possível aos alunos, em face das sugestões e dos comentários, proceder a diversas melhorias, o que incrementou a qualidade do trabalho final. Embora a temática comum remetesse para aspetos como a construção, as dimensões, os materiais utilizados, os projetistas, a simbologia, entre outros pormenores de interesse, verificou-se que os diferentes grupos de alunos realçaram outros como, por exemplo, a indicação de curiosidades relacionadas com edificação da estátua (angariação fundos para a tocha, transporte, a mãe como “musa” inspiradora de um dos autores), enriquecendo e tornando singular cada uma das apresentações, algumas delas com apontamentos divertidos, a par dos conhecimentos.
MS e JS