Visita de estudo a Aveiro

No dia 29 de abril, os alunos da turma do 12ºB deslocaram-se à Universidade de Aveiro para participarem na edição de 2022 das Competições Nacionais de Ciências. No período da manhã, os estudantes concorreram em provas de pares que visavam conteúdos programáticos da disciplina de Matemática e assistiram a palestras relativas às áreas de Química, Engenharia Química, Bioquímica e Biotecnologia, tendo sido apresentadas informações sobre estes cursos do Departamento de Química.

Também lhes foi proporcionada uma visita guiada ao Complexo Universitário, com destaque para a entrada em exposições subordinadas à área das Geociências.

Alternativamente à visita guiada houve a oportunidade de assistir a um show de Física coordenado por professores da referida Instituição, onde os alunos interessados tiveram a oportunidade de descobrir experiências interativas e surpreendentes centradas em temas relacionados com o eletromagnetismo, a mecânica de fluidos e ondas e sinais. Desde espetáculos de luz e de fogo a recipientes flutuantes, por exemplo, tudo acompanhado de uma interessante explicação teórica.

Depois do almoço, visitaram o parque Infante D. Pedro, os jardins da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e aventuraram-se a descobrir esta cidade, também conhecida como “Veneza portuguesa”, nome que ganhou um significado maior após uma viagem de moliceiro (embarcação típica de Aveiro) pela Ria da cidade.

O deslumbramento por esta capital de distrito chegou ao fim com a visita ao shopping, onde alguns alunos aproveitaram, inclusivamente, para adquirir algumas lembranças. A melhor lembrança é, no entanto, a memória de um dia diferente e especial.

Alunos do 12.ºB