No passado dia 18 de fevereiro de 2025, os alunos do 7º ano da Escola Básica Marquês de Pombal participaram numa enriquecedora visita de estudo às ruínas de Conímbriga e ao Polo II da Universidade de Coimbra. Esta atividade, organizada pelos professores Paulo Antunes e Ana Francisco, dos departamentos de Ciências Sociais e Humanas e de Matemática, respetivamente, teve como objetivos proporcionar aos alunos uma experiência educativa fora da sala de aula, promovendo a interdisciplinaridade, o desenvolvimento de competências transversais e abertura de horizontes pessoais e perspetivas de continuação dos estudos.
A visita teve início cerca das 8h30, com a saída da escola. Os alunos foram divididos em dois turnos para otimizar a experiência: um turno dirigiu-se a Conímbriga e outro dirigiu-se ao Polo II da Universidade de Coimbra.
Após a manhã de descobertas, todos os participantes se reuniram para um piquenique, cerca das 12:30h, que decorreu ao ar livre na área das ruínas de Conimbriga. No período da tarde, os turnos foram invertidos, permitindo que todos os alunos tivessem a oportunidade de explorar ambos os locais.
Os alunos consideraram a atividade extremamente interessante e relevante para os temas abordados nas disciplinas de História e Matemática. A visita às ruínas de Conímbriga permitiu-lhes observar de perto as condições de desenvolvimento da civilização romana na Península Ibérica, enquanto a visita aos departamentos de engenharia da Universidade de Coimbra destacou a aplicação prática da matemática e a importância do pensamento computacional.
Esta visita de estudo foi um sucesso, pois proporcionou aos alunos uma oportunidade única de aprendizagem e desenvolvimento pessoal. Os professores responsáveis pela organização agradecem à equipa Erguer Futuros pelo contributo prestado, empenho e dedicação na organização desta atividade e no acompanhamento dos alunos, que certamente ficará na memória de todos os participantes.
Os docentes, Paulo Antunes e Ana Francisco