Vista Alegre Portugal – Museu e Capela da N. S. Penha de França e Museu Marítimo de Ílhavo
Nos dias 12 e 14 de fevereiro, tivemos um dia diferente! Viajámos até Ílhavo e Aveiro, num dia de chuva, mas com umas abertas que nos proporcionaram momentos muito agradáveis e enriquecedores. Saímos cedinho, porque tínhamos horários a cumprir e queríamos ser pontuais. Assim, aconteceu.
À hora marcada iniciámos a visita à Vista Alegre – Museu, e, com o acompanhamento de uma guia, ficámos a conhecer um pouco da longa história desta grande empresa. Inaugurado no ano de 1964, num anexo à fábrica mãe do Grupo Vista Alegre/Atlantis foi recentemente ampliado e requalificado. É uma mostra de uma vasta gama de magníficos exemplares da porcelana decorativa e doméstica, executada ao longo de mais de 200 anos de fabrico. Apresenta a história da fábrica, fundada em 1824, a evolução estética da produção de porcelana e a sua importância na sociedade portuguesa nos séculos XIX e XX através de um dos mais completos espólios museológicos do género. Houve ainda a possibilidade de visitar a Oficina de Pintura Manual da Fábrica da Vista Alegre, onde tivemos a oportunidade de observar o delicado trabalho de pintura cerâmica. Nas lojas próximas, houve a possibilidade de adquirir algumas porcelanas, ou simplesmente uma visita à memória viva do complexo social da Vista Alegre, um dos primeiros e mais emblemáticos do país.
A Capela em Honra a Nossa Senhora da Penha de França, monumento nacional desde 1910, constitui uma agradável surpresa, pela sua peculiaridade.
Finda a primeira visita do dia era hora de almoçar. Partimos para a linda cidade de Aveiro, mais concretamente para o Fórum Aveiro, junto à Ria de Aveiro. Aqui, tivemos oportunidade de descontrair, comer uns maravilhosos “ovos moles” e apreciar os Moliceiros.
Regressámos a Ílhavo e foi tempo de visitar o Museu Marítimo de Ílhavo, lugar que pretende preservar a memória do trabalho no mar e promover a cultura e a identidade marítima dos portugueses. Este Museu é um testemunho da forte ligação dos Ílhavos ao mar e à Ria de Aveiro. A pesca do bacalhau nos mares da Terra Nova e Gronelândia, as fainas da Ria e a diáspora dos Ílhavos ao longo do litoral português são as principais referências patrimoniais do Museu. Conta ainda, com um Aquário onde foi possível observar vários bacalhaus.
Era tempo de regressar e assim o fizemos com alegria e muito boa disposição.
Foi um dia diferente, passado fora da sala de aula, mas muito gratificante pois ver é aprender e por vezes, uma imagem vale mais do que muitas palavras.
Os docentes, Carla Bento, Lúcia Silva e Tiago Silva