Um grupo de alunos do 12.º ano, do curso de Artes Visuais, da Escola Secundária de Pombal, rumou com destino a Roma no passado dia 31 de março. Objetivo? Conhecer em cinco dias a cultura, a arte e arquitetura da cidade que os fascinou durante estes últimos três anos, nos seus programas curriculares.
A visita foi programada por eles e as professoras deram uma ajudinha. Escolhidos os locais, fizeram malas e partiram rumo a Itália! Percorreram de lés a lés a cidade: o Coliseu, a Fonte de Trévi, o Panteão, a Praça de Espanha, as igrejas, as catedrais, os museus repletos de imagens que eles conheciam dos seus manuais escolares… “é tão bom ver o que temos nos livros ao vivo” diziam uns; “olha” dizia outro “a coluna de Trajano que eu construi em História da Arte”. E a luz de Caravaggio, no seu esplendor, na Igreja dos Franceses, o teto invertido na Igreja de Santo Inácio de Loyola, deixou-os estarrecidos e quase perdiam a noção do tempo nos jardins da Villa Borghese.
Como diz o ditado “Em Roma sê Romano!” Aprenderam a andar de metro, comeram “pasta”, pizzas crocantes, correram atrás da “focácia”, deliciaram-se com a “ricotta” e o “parmigiano” e deliraram com o cremoso “gelato” e o famoso “Tiramisu”… Mas, já podem dizer: “Fomos a Roma e vimos o Papa!”. Os museus do vaticano e a igreja de São Pedro gravou, neles, memórias que nunca irão esquecer.
E nós professoras a vermos os seus olhares arregalados para os frescos das cúpulas, com os pés cansados de tanto calcorrear a calçada romana, encheu-nos a alma e fez com que sentíssemos que podemos fazer a diferença!!
No dia 4 de abril todos dissemos “Ciao Bella Itália!!!”
Regressamos exaustos, mas de alma cheia!
Foi uma “aula” fora das paredes da escola, partilhada com muitas emoções e peripécias à mistura. Mas temos a certeza que tudo valeu a pena!
As professoras: Alice Guimarães, Adelaide Mendes e Isilda Gameiro