No passado dia 22 de maio, o nosso grupo da educação pré-escolar em conjunto com os grupos da sala 2, sala 3 e Moita de Boi, realizou uma visita de estudo muito especial ao Parque Ambiental de Santa Margarida, com passagem pelo Borboletário.
Logo pela manhã, seguimos viagem de autocarro, com grande entusiasmo. Durante o passeio, tivemos oportunidade de observar a paisagem, conversar e antecipar o que iríamos descobrir.
Já no parque, fizemos um agradável passeio ao ar livre, onde pudemos cheirar flores, brincar no campo e explorar a natureza envolvente. Alguns de nós detetamos a presença de animais, como um pato e uma pata, e fizemos a observação de peixes e rãs muito pequeninas, num charco quase seco.
No Borboletário, ficámos encantados. Tivemos muita curiosidade e atenção a aprender sobre as diferentes espécies de borboletas. Ficámos a saber que:
- Existem borboletas diurnas e noturnas – umas dormem de noite, outras dormem de dia;
- As borboletas diurnas alimentam-se com a sua boca, enquanto as noturnas apenas se alimentam quando ainda são lagartas;
- Há borboletas de muitos países e algumas têm adaptações curiosas, como uma borboleta azul com sete “olhos” nas asas, que servem para imitar sete animais diferentes.
Além disso, aprendemos que:
- As sementes podem viajar de várias formas: algumas voam com o vento, outras vão presas à roupa ou ao pelo dos animais;
- A bolota é a semente do carvalho;
- O bugalho é uma folha transformada numa borbulha, que serve de proteção ao ovo de uma vespa.
Terminámos o passeio com um agradável piquenique no parque, onde partilhámos o lanche e os momentos vividos.
Foi, sem dúvida, uma experiência muito enriquecedora, que despertou ainda mais o nosso interesse pelo mundo natural e nos permitiu aprender de forma ativa e divertida!
Grupo A EPE/EB de Louriçal
Educadora: M Palmira Rocha