Visita de estudo às Caldas da Rainha


No dia 7 de março de 2025, 30 alunos do 12º ano, do Curso de Artes Visuais participaram na visita de estudo às Caldas da Rainha. Objetivos? Conhecer a Escola de Artes e Design e observar o espólio cultural de Bordallo Pinheiro espalhado um pouco por toda a cidade.

Pela manhã, os alunos, foram recebidos pela responsável do Gabinete de Comunicação e Organização de Eventos da ESAD.CR que os acompanhou num roteiro pelas diferentes oficinas, permitindo aos alunos conhecer a oferta formativa e contactar com jovens da Escola. Qual não foi a surpresa quando (re) encontraram ex-colegas do AEP que estavam a frequentar o Curso de Artes Visuais. Foi, sem dúvida, uma partilha muito interessante e enriquecedora para os nossos “futuros” artistas!

Na hora de almoço, os alunos tiveram um tempo livre para recolha de fotos do espólio de Bordallo Pinheiro, espalhado um pouco por toda a cidade. Infelizmente, o “São Pedro” não foi muito amável e premiou-os com uma tempestade que não lhes permitiu recolher as fotos pretendidas no exterior.

Da parte da tarde, encharcados, mas bem-dispostos, foram gentilmente acolhidos no Museu da Fábrica Bordallo Pinheiro pela Diretora Artística e ceramista, que os acompanhou na visita. Acabaram por poder conhecer grande parte do espólio da família Bordallo Pinheiro e perceber um pouco mais da importância da sua obra cerâmica, conhecida por seu estilo único, na representação de temas populares e satíricos. Fotografaram o “Zé Povinho”, sua esposa “Maria Paciência” e o “Barrigas” entre outras figuras resultantes de uma crítica social e política aguçada. Tiveram oportunidade de recolher fotos de muito detalhes da cerâmica “Bordaliana”.

Regressaram a Pombal, enriquecidos culturalmente e com algumas espectativas em relação ao seu futuro.

As professoras, Isilda Gameiro e Maria José Roma