Visita de Estudo “De Tomar a Constância: Património cultural, histórico, natural e artístico”


No dia onze de junho, as turmas do 5.º ano da Escola Marquês de Pombal rumaram até Tomar, a cidade dos Templários, e Constância, “Vila Poema”, passando ainda pelo Parque Temático de Astronomia, Centro de Ciência Viva.

Em Tomar, os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma viagem no tempo com a visita guiada ao Convento de Cristo, classificado como Monumento Nacional e como Património Mundial. Construído entre os séculos XII e XVII, sofreu adaptações sucessivas que refletiram os vários tipos de utilização que acolheu e as características estilísticas da arquitetura dos diferentes momentos históricos. Os alunos, após uma explicação enriquecedora, passearam pelos claustros e contemplaram a magnífica janela manuelina e a Charola, que constituem as peças mais originais e raras do complexo monumental.

Em Constância, fizeram uma visita guiada pela encantadora vila onde a história e a literatura se entrelaçam com a beleza natural, confluência dos rios Tejo e Zêzere. Conhecida como “Vila Poema”, foi refúgio de Luís de Camões. Com um património marcado pela tradição náutica e literária, esta vila convidou ao descanso e aí partilharam momentos de brincadeira durante o tempo de almoço.
No Centro de Ciência Viva de Constância, puderam descobrir as maravilhas do Universo e do Sistema Solar, temas centrais deste parque temático dedicado à Astronomia. O Planetário proporcionou uma diferente forma de apreciar o céu noturno. Na exposição «Física do Voo – Avião a Jato T33» puderam aceder ao cockpit do avião a jato Lockeed T33, cedido pela Força Aérea Portuguesa. Experimentaram, ainda, a sensação de rodar num giroscópio humano, equipamento concebido pela NASA para treinar pilotos e astronautas numa situação de descontrolo da nave.
Foi, sem dúvida, uma visita de estudo abrangente, que proporcionou momentos de convivência e de cooperação e em que os alunos puderam reforçar e alargar os seus conhecimentos, do modo a valorizarem o património histórico, natural, cultural e artístico.

Os professores responsáveis pela Visita de Estudo