Sessão distrital – Parlamento dos Jovens 2025


O Agrupamento de Escolas de Pombal participou na Sessão Distrital do ensino básico Parlamento dos Jovens 2025 que decorreu em Porto de Mós, no passado dia 31 de março. Trata-se de uma iniciativa, promovida pela Assembleia da República, que visa fomentar a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas da atualidade.
“Novas Tecnologias – Oportunidade e Desafios para os Jovens”, foi o tema em debate, neste ano.

Finalizada a primeira fase do programa, que culminou com a aprovação do Projeto de Recomendação da Escola e com a eleição dos nossos deputados à Sessão Distrital, deu-se lugar à fase das sessões distritais, que, no distrito de Leiria, teve lugar em Porto de Mós. A nossa escola fez-se representar pelos alunos do 3.º Ciclo, Manuel Gaspar Rodrigues, 9.º A, Xavier Arroteia e Carolina Ramos do 8.º A. Defenderam o Projeto de Recomendação da Escola, aprovado na sessão escolar.

O mesmo passava pelas seguintes medidas:
– Utilização de equipamentos (ex.Tablet) na Escola, que substituam os manuais.
– Dotar as escolas do país com tecnologias eficientes e funcionais.
– Campanhas e formações de ensino digital e saúde mental.

Esta sessão distrital, contou com a presença do Presidente do Município de Porto de Mós, de representantes da organização da DGESTE/DSRC, e do Instituto Português da Juventude. Estiveram representadas 32 Escolas/Agrupamentos de Escolas do distrito de Leiria, que elegeram os seus deputados para debaterem e aprovarem uma recomendação no âmbito do tema “Novas Tecnologias: Oportunidades e Desafios para os Jovens” que será levada à Assembleia da República nos dias 12 e 13 de maio de 2025.

A participação no Parlamento dos Jovens representou uma oportunidade para os alunos do Agrupamento desenvolverem competências de debate, argumentação e participação cívica e demonstrando potencial na construção de um futuro melhor. A experiência permitiu-lhes, ainda, conhecer o funcionamento do sistema democrático e o papel dos deputados na elaboração das leis. A presença no Parlamento dos Jovens 2025 é mais um exemplo do compromisso da escola com a formação de cidadãos ativos e conscientes.

A professora, Lúcia Silva

Comemoração do Dia Internacional das Pessoas Ciganas


O dia 8 de abril está consagrado no calendário de efemérides como o Dia Internacional das Pessoas Ciganas. Pretende-se com este dia dar a conhecer a especificidade deste povo e da sua cultura, bem como a sua integração na comunidade nacional e local.

O Agrupamento, através do Clube dos Direitos Humanos, dinamizou um conjunto de atividades em que a participação de alunos da etnia que frequentam as nossas escolas foi o ponto alto. Assim, no intervalo das 9:50h realizou-se no pátio da Escola Básica Marquês de Pombal um pequeno espetáculo de músicas e danças ciganas, interpretadas por alunos e alunas. Este espetáculo foi depois repetido na Escola Secundária no intervalo das 11:50h. Também na Escola Secundária esteve patente uma exposição de rollups sobre a história do povo cigano.

Na globalidade as atividades decorreram com grande empenhamento por parte dos alunos e alunas intervenientes e o nível de satisfação foi bem patente nas suas interpretações, expressões de afeto, bem como na reação dos seus familiares que assistiram às atividades.

O docente Jorge Fidalgo, Coordenador do Clube dos Diretos Humanos

Alunos participaram na “Monstrinha”


No passado dia 27 de março, algumas turmas do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Pombal participaram no Monstrinha, numa parceria entre o Cineclube de Pombal e o MONSTRA, Festival de Animação de Lisboa.

Cerca de 170 alunos das turmas do 11ºF, 12ºC, 12º D2, 12º E, 1ºº TAE, 1º TIG, 1º TGE, 3º TAGD e 3º TCM, devidamente acompanhados pelos seus professores, assistiram no Auditório Municipal de Pombal a diversas curtas-metragens que, pela inovação, criatividade e perspetiva sobre as mais variadas temáticas, geram o debate de ideias e são indutoras de aprendizagens:
• Dia de Vento (França) – reflete sobre a forma como acontecimentos inesperados podem transformar a nossa vida e criar laços;
• Pernas Peludas (Canadá) – documenta o ato de rebelião de uma rapariga de 13 anos no seu caminho de emancipação feminina;
• O carro que voltou do mar (Suíça) – retrata a queda da antiga Jugoslávia e as peripécias de seis jovens que procuram sair do país;
• Dentes de leite (Reino Unido) – explora a ideia de memória de um grupo de amigos que cresceram na mesma aldeia;
• Acrobatas (França) – apresenta uma história sobre aceitação, amor próprio e emancipação da família;
• Adiós (Reino Unido) – explora a solidão de um pai, cujo filho teve de emigrar;
• Girino (Alemanha) – foca-se numa criança de 10 anos com dificuldades em lidar com as mudanças do seu corpo;
• T-Zero (Portugal/Hungria) – satiriza a falta de habitação e a forma como um gentil imobiliário tenta persuadir os clientes para alugar apartamentos minúsculos, desalojando as pessoas que lá vivem.

No final das sessões que ocorreram um pouco por todo o país, foi dada a possibilidade de votação e o filme que venceu o prémio do público foi Adiós, de José Prats. Pela sua originalidade e contributo artístico para o meio, venceu o Prémio Especial do Júri O carro que voltou do mar, de Jadwiga Kowalska.

Já a nível da nossa escola, após resposta a um inquérito para avaliar a atividade, os alunos consideraram-na “Muito interessante” e a curta de que mais gostaram foi O carro que voltou do mar.

Foi uma excelente experiência e esperamos contar com o Cineclube para o Monstrinha 2026!

As docentes, Isilda Mendes (PNA) e Cecília Costa (PNC)

European Money Quiz 2025 – Fase Nacional


 3.º lugar Agrupamento de Escolas de Pombal

No dia 4 de abril de 2025, decorreu a Final Nacional do European Money Quiz 2025, uma competição europeia para promover a literacia financeira dos jovens, coordenada em Portugal pela Associação Portuguesa de Bancos (APB). A nossa escola obteve um honroso 3.º lugar, conquistado pelas alunas Júlia Afonso Torres da Silva do 9° I e Maria Costa Valeiro do 7° A, que participaram no quiz em dupla.

As alunas responderam em direto, através do canal de Youtube da APB, a perguntas na plataforma Kahoot sobre vários temas nas áreas do empreendedorismo, literacia financeira (risco, inflação e poupança), gestão do orçamento familiar, segurança online, meios de pagamento (cartões, transferências e dinheiro) e matemática financeira.

No European Money Quiz 2025 participaram 65 duplas de 65 escolas.

Muitos parabéns à Júlia e à Maria pela sua excelente participação e prestação!

Conteúdos úteis sobre a Educação Financeira:
• Plano Nacional de Formação Financeira: https://www.todoscontam.pt/pt-pt

Professora: Ana Francisco

“Cientista por um Dia”


Nos dias 10 e 20 de março, os onze Jardins de Infância do Agrupamento receberam a atividade “Cientista por um dia”, dinamizada pelo Clube Ciência Viva Marquês de Pombal. A 10 de março, os jovens cientistas foram os alunos do 3.º ano do curso Técnico de Análise Laboratorial (TAL), seguindo-se, a 20 de março, os estudantes do 2.º ano do mesmo curso.

Os alunos do TAL prepararam duas experiências fascinantes. Na demonstração do “Semáforo Químico”, estabeleceram uma analogia clara com os semáforos rodoviários, mostrando como reações químicas podem gerar mudanças de cor sequenciais. Já na atividade de “Esferificação da Groselha”, as crianças do pré-escolar participaram ativamente no processo de criação de pequenas esferas, culminando na degustação das suas próprias produções.

O envolvimento de todos foi notável, com grande entusiasmo e curiosidade por parte das crianças e dos jovens cientistas. A atividade revelou-se uma experiência de aprendizagem valiosa e divertida para todos os intervenientes. Os alunos do 2.º e 3.º TAL contaram com o apoio dedicado dos docentes Adelaide de Sousa, António Amorim, Sandra Mendes e da equipa do Clube Ciência Viva Marquês de Pombal.

As professoras Glória Pereira e Palmira Rocha

Bullying é para fracos!


No dia 27 de março de 2025, pelas 8h10, realizou-se uma palestra no Auditório da Escola Secundária de Pombal, subordinada ao tema “Bullying é para fracos”, com o objetivo de alertar os alunos em relação às graves consequências pessoais e sociais do Bullying e do Cyberbullying .

A ação de sensibilização foi dinamizada pelos Agentes da Escola Segura, Agente Célia e Agente Perdigoto, que explicaram aos alunos o significado de bullying e cyberbullying, bem como abordaram as formas como se manifestam nas crianças, adolescentes e jovens, das consequências e como cada um deve reagir, quando presencia ou tem conhecimento desta problemática.

Os alunos assistiram com muito interesse, participaram e responderem às questões que foram colocadas e consideraram que a palestra foi muito importante para sensibilizar e relembrar as formas de agir, perante o bullying, muitas vezes presente, no nosso quotidiano.

Alunos do 9ºE