Inscrevi-me no Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Pombal para conclusão do 12º ano já com uma lição de vida de 50 anos.
Iniciei o processo de RVCC em outubro de 2024 e conclui a 10 de julho 2025. Foram 9 meses de muita dedicação, mas tive sempre o acompanhamento da coordenadora e dos técnicos do Centro Qualifica sem esquecer dos formadores que incansavelmente e com muita paciência me foram ajudando nas sessões de Formação Complementar.
Apanhei todas as estações do ano, e mesmo para minha admiração, em dias menos bons, com chuva e até mesmo mais cansada, nunca me passou pela cabeça, não ir à sessão agendada. Tal era a vontade de aprender mais e de concluir o 12º ano.
Todas as sessões foram de aprendizagem, e algumas marcaram-me muito. Ficará na minha memória a peça “Lusíadas” pelo TAP, pois em ambiente lúdico, revivi um momento importante da história de Portugal, a viagem de Vasco da Gama à Índia.
Destaco também como momento alto, o evento” Sons e Sabores da Multiculturalidade – à pala de Camões” que para além de me dar a conhecer o número elevado de imigrantes que vivem em Pombal e de ouvir a sonoridade das suas línguas, permitiu-me conviver à volta de uma mesa multicultural.
A videoconferência com o professor Joaquim Eusébio com o tema ´´Á descoberta da globalização” foi muito enriquecedora. Revelou muita simpatia, sentido de humor, um vasto conhecimento e um gosto por partilhar o que sabe com outras pessoas.
A vinda da diretora do Jornal Pombal Manuela Frias, sobre a temática as notícias falsas ou as (Fake News) ajudou-me a refletir sobre um tema do qual toda a sociedade fala hoje. Foi um alerta para uma maior atenção a todas as informações e vídeos que me aparecem nas redes sociais.
A atividade da Assertividade foi marcante pela oportunidade que me deu de refletir sobre o modo como lido com os outros.
O processo RVCC foi assim uma oportunidade para olhar para dentro de mim, mas também à minha volta. Sinto-me mais desperta para os desafios da sociedade atual. Sinto que evolui muito ao nível da minha capacidade de escrita e sobretudo no uso do computador pois foi aqui que aprendi tudo o que sei.
Não foi fácil, conciliar a atividade profissional, e a vida pessoal com a ida para as sessões à noite, e ainda os trabalhos que tinha que concluir em casa, mas tudo o que aprendi foi uma vitória pessoal.
Chegou a fase de preparação para a Prova de Certificação e, como em muitas outras situações, estava muito nervosa, mas mais uma vez com muita dedicação mergulhei na obra “Admirável mundo novo” romance escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932.
Um agradecimento profundo a todos os elementos da equipa do Centro Qualifica.
Madalena Rocha – Candidata do Processo RVCC de nível Secundário