A J. entrou em campo como quem inicia uma nova missão e, ao longo do Processo de RVCC revelou uma atitude atenta, como um jogador que sabe que cada novo desafio requer planeamento e atenção aos detalhes.
Começou por ter sessões à noite, mas rapidamente observou o terreno e compreendeu que este horário seria um obstáculo. Ainda assim, não recuou nem desistiu – ajustou a estratégia, mudou o ângulo, passou a ter sessões durante o dia e prosseguiu. Tal aconteceu porque Equipa do Centro não ficou indiferente aos seus constrangimentos e de imediato estudou alternativas para lhe apresentar soluções, pois numa modalidade formativa que se pauta pela flexibilidade, seria impensável também esta não ler o mapa para definir uma forma diferente de atuar, ajustada às necessidades do público-alvo.
À semelhança das rápidas mudanças que ocorrem num campo de jogo, a J. conseguiu manter o foco no objetivo de chegar ao momento da certificação, que aconteceu no dia 12 de março de 2026, e superou-se com foco no terreno e leitura cuidada de todos os desafios que lhe foram propostos pela Equipa nas várias áreas de competências-chave. Sempre que era necessário recentrar, abrandava para puxar o referencial, permitindo-lhe compreender melhor o caminho percorrido e o que ainda faltava.
Ao longo dos meses, a J. calcorreou este campo com consistência e sacrifício pessoal, alcançando um resultado que derivou de todo o trabalho construído em formação complementar e durante a elaboração do seu portefólio. Com esta missão cumprida, muitas outras, novas, surgirão para desafiar quem está habituado a ler mapas do jogo que é estar aqui e agora e estudar alternativas de readaptação para cumprir os desígnios aos quais se propõe.
Isabel Moio-Técnica de ORVC