Cerimónia de Entrega de Diplomas

No dia 21 de julho, a partir das 20:00 horas, vivia-se um ambiente de Festa na nossa escola. O motivo era o sucesso alcançado por 66 adultos no seu percurso formativo.

De setembo 2022 a julho 2023, realizaram-se 15 certificações no RVCC de nível básico e 9 de nível secundário, mas igualmente 15 certificações totais no curso EFA e 27 nos cursos de PLA (Ai/A2 e B1/B2).

O professor Jorge Ventura, professor de Inglês na nossa escola, com o seu grupo de música popular – Emcantos – deu o mote à nossa noite. Como é importante determo-nos na contemplação da nossa identidade, deixarmo-nos encantar e sermos ponte, levarmos ao outro, com alegria, aquilo que é valioso para nós.

Os percursos formativos dos nossos adultos  foram, também eles, tempos privilegiados para a reflexão, a contemplação dos caminhos percorridos e um olhar crítico de análise da realidade. Foram tempos  de autoconhecimento e de relação de confiança mútua crescente entre formando e formador, de aprendizagem tanto para o formando como para o formador.

Citando José Barata Moura, “Não faz mal nenhum que a gente de habitue a pensar. Ouvindo os outros. Conversando com eles. Olhando à volta com olhos de ver. Indo à descoberta de como é que as coisas são e de como funcionam. De como é que nós vamos sendo, e de como é que funcionamos. É importante aprendermos a distinguir entre aquilo que existe mesmo e aquilo que apenas vive na fantasia. A imaginação transporta-nos para lá daquilo que existe. O que é muito bom. Ajuda-nos a perceber que as coisas, afinal, também podem ser de outros modos. Mas para que as coisas venham a ser de outra maneira, na nossa vida e na de todos, não basta a força de imaginar. É preciso trabalho. Junto com outros.”

Muito obrigada a todos os que se juntaram a nós e ajudaram na concretização desta noite de encontro, de valorização das particularidades do outro.

Muitos Parabéns a TODOS!

Cristina Costa – Coordenadora do Centro Qualifica