Ciclo, vi(r)agem e mudança


A M. veio bater-nos à porta poucas semanas depois de chegar a Portugal. Vinha de um país onde construiu a sua vida e a sua família, mas onde a instabilidade e a insegurança política não lhe permitiam sonhar e, muito menos, colher frutos.

Com o castelhano a circular-lhe nas veias, pretendia melhorar não apenas a sua proficiência na língua portuguesa, como também aumentar as suas qualificações escolares para que o mundo laboral lhe fosse mais generoso.

Assim que foi convidada a traduzir numa imagem o que representava, para si, o processo de RVCC, respondeu prontamente que era como uma árvore em que cada folha significava uma experiência da sua vida. Desde então, todo o seu portefólio foi construído à luz do ciclo de vida de uma árvore, começando pela germinação (metáfora do seu nascimento), pelas flores e perfume que exalam (os seus tempos de menina a mulher e os seus momentos de lazer), pelos frutos (resultantes do seu casamento, com o nascimento dos filhos), pela mudança da folha ao decidir vir, definitivamente, para Portugal, e pelas sementes, em sonhos e projetos transformadas.

O processo de RVCC da M. foi especial. Especial porque se mais cedo não o terminou foi por ser uma pessoa que semeia oportunidades e não confia que elas lhe apareçam, como um dado garantido, nas suas mãos. Precisamente por isso, a reinserção no mercado de trabalho afigurou-se uma prioridade. Foi especial porque a M. de cada oportunidade extrai uma essência, habilidade que não está ao alcance de qualquer pessoa. Mas foi também especial para a equipa do Centro, que viu no perfil da M. o espelho do RVCC: pessoas que a vida tirou precocemente dos bancos da escola, provando que é lá fora, nos vários ciclos, vi(r)agens e mudanças que tanto se aprende e conquista.

Isabel Moio – Técnica de ORVC