O curso EFA decorre em horário pós-laboral e destina-se sobretudo a jovens trabalhadores estudantes. Tem inscrições abertas durante todo o ano para receber todos aqueles que desejam concluir o ensino secundário, e por algum motivo não o fizeram no ensino diurno.
No ano de 2023/2024 inscreveram-se 25 formandos, uns com o 9º ano, outros com o 10º e outros com apenas algumas disciplinas em falta para conclusão do 12º ano. 9 formandos eram de nacionalidade brasileira.
Para além das sessões de formação em contexto de sala de aula, os cursos EFA funcionam em torno de Atividades Integradoras que possibilitam a interdisciplinaridade, a interelação e contextualização dos conhecimentos e a ligação com a comunidade
Este ano, foram desenvolvidas duas: “Novos padrões e dinâmicas da sociedade atual” e “Rumo ao cinquentenário do 25 de abril”.
No âmbito do desenvolvimento da primeira Atividade destacam-se as seguintes palestras: “Novas formas de comunicação em família e problemas associados”, dinamizada pela psicóloga Sónia Mira, do Centro de Saúde de Pombal, “Processos da procriação medicamente assistida e questões de bioética associadas ao procedimento” com a Dra. Ana Paula Sousa da Universidade de Coimbra; “Esposas e donas de casa” dinamizada pela Dra. Maria Alice Guimarães, docente da Escola Secundária e “ Novos padrões, dinâmicas e estilos de vida na sociedade atual – igualdade de género e de papéis na família” dinamizada pela APEPI.
Como produto final foi construído um e-book que poderá ser consultado aqui.
No âmbito da segunda Atividade os formandos participaram em diversas atividades, que visaram a comemoração dos 50 anos do 25, a saber: Tertúlia “Ao Redor da Liberdade- Mulheres do Meu País” dinamizada pelo Arquivo Municipal de Pombal; Apresentação do livro “Zeca Afonso – Balada do Desterro”, dinamizada pela Biblioteca Municipal de Pombal; Percurso histórico pelas ruas da cidade, com destaque para a visita à exposição “Salgueiro Maia revisitado – O capitão de abril como nunca foi visto” e o mural “Salgueiro Maia”, do artista João Ribeiro, inaugurado no dia 1 de maio de 2024. Os formandos tiveram ainda a oportunidade de assistir ao filme “Capitães de Abril”, da realizadora Maria de Medeiros e inteirar-se de muitos dos acontecimentos ocorridos neste período da história portuguesa.
Estas atividades foram muito enriquecedoras para os formandos, na medida em que promoveram a reflexão sobre a família na sociedade atual e as novas dinâmicas familiares, assim como o conhecimento sobre o passado recente do país, incentivando-os a compreenderem o significado da luta pela democracia.
No dia dezanove de julho os seis formandos que reuniram as condições para terminarem o seu percurso escolar secundário receberam os seus diplomas. Os restantes irão continuá-lo no próximo ano letivo, uma vez que o curso se adapta a cada situação e recebe novos formandos durante todo o ano letivo.
Lurdes Abadesso –Mediadora do Curso EFA