Escolhas que Transformam o Futuro (Atividade Integradora – EFA)


Apresentamos o resultado final da nossa Atividade Integradora, onde explorámos como as nossas decisões podem construir um futuro mais sustentável.

Partimos de uma pergunta fundamental: Como podem as nossas escolhas transformar a comunidade rumo a um futuro sustentável? Factos marcantes como a tempestade Kristin, levou-nos à procura de respostas junto de quem faz a diferença no nosso dia a dia.

Neste vídeo exploramos a Sustentabilidade “em casa”: Revelamos como a nossa escola adota medidas sustentáveis, destacando a sua central fotovoltaica de 100 Kw, painéis solares e medidas rigorosas de poupança de água e energia; a Indústria: registamos, com a nossa visita à Derovo Group, como a produção em larga escala (1,8 milhões de ovos/dia) pode coexistir com a economia circular, Cidadania e Mobilidade: refletimos nos desafios reais do transporte urbano em Pombal, debatidos com o Município , a necessidade de ajustar o serviço Pombus às carências da população e, por fim, reconhecemos a importância de basear as nossas decisões em factos científicos, combatendo as fake news climáticas, com a sessão  Combate à Desinformação Climática.

Perante os desafios que o futuro nos apresenta, é natural sentirmo-nos preocupados, mas acreditamos que, quando existe informação e conhecimento, surge também a capacidade de atuar. Por isso, este vídeo é também o nosso compromisso como cidadãos ativos. Acreditamos que a sustentabilidade se constrói no equilíbrio entre a economia, a sociedade e a natureza e que o papel da escola é ser o motor dessa transformação social.

Convidamos toda a comunidade educativa a assistir e a refletir connosco. Porque, como aprendemos neste percurso: “O futuro não se espera. O futuro escolhe-se.”

Assista ao vídeo aqui!

Os formandos do curos EFA – NS

 

Escolhas que Transformam o Futuro