O fechar de um ciclo


Dezembro representa o fim de mais um ciclo. Coincidiu este fim com o encerrar do processo de RVCC para dois candidatos, no dia 17 de dezembro, contribuindo para o aumento das suas habilitações académicas para o 4.º e 9.º ano de escolaridade.

O caminho até esse momento nem sempre foi macio, pois os bancos da escola ficaram algures há 20 anos na história de vida de um destes candidatos e, para outro, há 40. Regressar ao mundo das aprendizagens, do pensamento reflexivo, da escrita, da leitura, do cálculo e das tecnologias revelou-se, porém, mais enriquecedor do que inicialmente poderiam prever. E, com o desenrolar das sessões, o gosto pela aprendizagem ao longo (e em todos os espaços) da vida ficou cada vez mais apurado.

Foi de coração cheio e com o começo de uma nova vida nas mãos que estes candidatos sentem que saíram do processo de RVCC. Que assim seja, efetivamente, e que este momento represente, para ambos, um impulso para abrir novas portas. E que este momento seja isso mesmo: o recomeço de uma nova jornada, com a luz que por vezes estes dias mais cinzentos de inverno escondem, mas que sempre existe.

Isabel Moio – Técnica de ORVC