Renovar do entusiasmo pela aprendizagem


O processo RVCC juntou as duas candidatas Luisa Machado e Natália Oliveira, duas mulheres com percursos de vida diferentes, mas com o mesmo intuito o de conseguir fazer das suas vidas uma experiência reconhecida.

Trabalharam para demonstrar as suas competências e como a  jornada proposta tem em vista mais futuro do que passado ficou o renovar do entusiasmo para a aprendizagem constante e o traçar de novos trilhos de formação.

Deixamos aqui os seus testemunhos e o profundo reconhecimento pelo exemplo de dedicação e determinação no concretizar dos seus projetos.

Para mim o processo RVCC foi um mergulhar nas oportunidades de aprendizagem da vida, mas também foi enriquecimento com  novos saberes e competências.

Quando iniciei este projeto tinha a noção que não iria ser tarefa fácil e  foram meses de intenso trabalho, esforço, dedicação e conciliação com a vida familiar e profissional. Mas  o balanço que faço é muito positivo.

Proporcionou-me, não só a uma autoavaliação das minhas competências, mas também desenvolvi novas aprendizagens. Ao pesquisar sobre os temas propostos fui aprendendo muito  e  a própria construção do meu portefólio digital ajudou-me a ter mais desembaraço na literacia digital.

Desenvolvi também muito a capacidade de reflexão, dando importância às lembranças que por vezes ficaram guardadas na minha memória e detendo-me em assuntos importantes da  sociedade atual.

Luisa Machado – Candidata certificada RVCC secundário

Este processo foi para mim ouro sobre azul.

Foi a possibilidade de relembrar e evidenciar aquilo que a minha vida me permitiu aprender. Foi também a oportunidade de refletir sobre assuntos como a revolução de 1974, a evolução dos direitos da mulher, os contratos de trabalho, problemas  ambientais. Analisei cartazes publicitários, entrei no mundo da poesia com José Saramago. Aumentei os meus conhecimentos nas TIC sobretudo no Excel e no PowerPoint e sobretudo escrevi e li muito em língua portuguesa.

Por tudo isto e pela forma como fui motivada a não desistir,  gostei do processo de construção do meu portefólio. Sinto-me motivada para continuar a minha formação depois deste processo.

Natália Oliveira – Candidata certificada RVCC B3