SMAL – O meu nome faz história

Despertar o gosto pela aprendizagem, estimular para a construção de conhecimento de modo criativo foi o objetivo da atividade “O meu nome faz história” que decorreu na biblioteca da Escola Secundária de Pombal, na tarde de 24 de setembro, e destinada aos candidatos do processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de nível B1 (4º ano).

Integrada numa iniciativa nacional SMAL – Setembro Mês da Alfabetização e Literacias, a coordenadora da Biblioteca, a professora Fernanda Gomes, propôs, num ambiente lúdico, um exercício de escrita criativa. A partir das letras do nome de cada um dos intervenientes, com o apoio dos formadores de Linguagem e Comunicação, emergiram memórias dos poucos anos de escola, soltou-se a criatividade, esboçaram-se sorrisos e resultaram histórias fantasiosas.

Cumpriu-se o objetivo e confirmou-se ainda o desafio que se impõe aos Centros Qualifica de apoiar na consolidação de competências essenciais nos processos de certificação escolar, mas também na implementação, no concelho, de cursos de formação em Competências Básicas (alfabetização, cidadania e TIC) com o desígnio de ajudar a todos a vencer a “fronteira digital”.

Cristina Costa – Coordenadora do Centro Qualifica