Muitos têm sido os candidatos do processo RVCC de nível básico que aceitam o desafio de desenvolver o seu raciocínio lógico-dedutivo e aprender alguns jogos lúdicos no âmbito da Matemática.
Embora o nome tenha origem japonesa, o aparecimento do Sudoku deve-se ao físico e matemático suíço Leonhard Euler (1707-1783) que combinou os conceitos de Quadrado Latino e Quadrado Mágico para criar um sistema matemático de análise estatística. Em cada quadrado interior, cada linha e cada coluna não se podem repetir algarismos (de 1 a 9).
Partilhamos alguns das reações dos candidatos do processo de RVCC ao jogo nas sessões de RVCC.
“O raciocínio que fiz foi colocar todos os algarismos de 1 a 9 em cada linha, em cada coluna e em cada subquadrado, sem nunca os repetir. Precisei de muita concentração e algum tempo, mas no fim fiquei muito feliz por ter conseguido!” – Donzília Gaspar.
“Apesar de não ser necessário fazer cálculos, achei o jogo muito exigente em concentração e raciocínio. Já o tinha visto em jornais e revistas, mas nunca tinha tentado fazer. Foram precisas várias tentativas e muita paciência, mas ao fim de duas horas consegui fazer corretamente o Sudoku.” – Kátia Lopes.
“Já tinha visto este jogo no telemóvel mas não sabia jogá-lo (desconhecia as regras). Aprendi e esforcei-me por conseguir preencher corretamente. Confesso que foi difícil e demorado mas tive paciência e não quis desistir: agora sinto-me feliz por ter conseguido!” – Suse Marques.
Telma Madeira – Formadora de Matemática para a Vida