No âmbito da iniciativa SMAL – Setembro, mês da Alfabetização e das Literacias , decorreu na segunda-feira, dia 30 de setembro, na Biblioteca da Escola Secundária de Pombal, a atividade “Viagem com Vasco da Gama à Índia” com os formandos do curso EFA e do RVCC, que embarcaram numa viagem literária, através da epopeia de Luís de Camões.
Ao som de “The conquest of Paradise” de Vangelis, banda sonora propícia à aventura pelos mares, num cenário de caravelas e mapas, iluminados pela luz de velas, iniciámos a viagem proposta pelo Centro Qualifica numa articulação com os professores bibliotecários Fernanda Gomes e João Silvano.
No ato do embarque, foram apresentados os intervenientes: o Adamastor, representante das forças da natureza,;a singela Dona Inês de Castro e o rei Dom Pedro; os poderosos deuses Júpiter, Vénus e Baco e o nosso herói, o navegador Vasco da Gama.
Foi uma viagem pelos cantos de “Os Lusíadas”. Em grupo, os formandos foram convidados a criar um diário de bordo onde se registaram, não só os maiores acontecimentos da epopeia, mas também os sentimentos e valores presentes em alguns episódios da epopeia, desde o bravo “ Adamastor”, ao romance “Pedro e Inês”, à violenta “ Tempestade”, à defesa dos corajosos portugueses por Júpiter no “Consílio dos Deuses” até à recompensa da bravura dos navegadores na “ Ilha dos Amores”.
A colaboração entre todos os presentes foi uma mais valia para a consolidação do conhecimento sobre a obra “Os Lusíadas” e resultou um Padlet “Viagem com Vasco da Gama à Índia”.
A sessão foi ainda abrilhantada por momentos musicais da lírica camoniana como “Verdes são os campos”, a “Nau Catrineta” de Almeida Garret e ainda um pequeno excerto da Ode Marítima, “Ter Audácia” de Álvaro de Campos. Estes momentos musicais foram proporcionados pelo professor João Silvano, acompanhado da sua guitarra.
Foi uma experiência enriquecedora no âmbito da comemoração dos 500 anos do nascimento do grande poeta Luís Vaz de Camões.
Os formandos do curso EFA NS