No dia 21 de março, os noventa e oito alunos do 2.º ano do ensino profissional do Agrupamento de Escolas de Pombal realizaram uma visita de estudo ao Convento de Cristo, ao Instituto Politécnico de Tomar e à secção de Hóquei em Patins do Sporting Clube de Tomar, locais de grande relevância histórica e edu
A visita ao Politécnico de Tomar decorreu em dois turnos (manhã e tarde). Os estudantes participaram numa sessão informativa no auditório, esclarecendo dúvidas sobre candidaturas ao ensino superior e explorando as diferentes formações disponíveis. Durante o percurso pelos laboratórios de Química, no turno da manhã, dois alunos do Politécnico apresentaram alguns dos trabalhos práticos desenvolvidos, incluindo a produção de papel e sabonetes. Os estudantes tiveram a oportunidade de observar de perto os equipamentos e materiais utilizados, como balanças, medidores de pH e reagentes, proporcionando uma visão mais concreta das atividades laboratoriais. Para os alunos do turno da tarde, foi possível visitarem os laboratórios de Informática (com experiências na área da Inteligência Artificial e com acesso a projetos digitais inovadores, designadamente para auxílio a pessoas com mobilidade reduzida e com problemas de comunicação) e de Marketing. Simultaneamente, os alunos do curso Técnico de Desporto, visitavam o Sporting Clube de Tomar, especificamente a secção de Hóquei em Patins, com o objetivo de aprenderem, in loco, mais sobre a implementação desta modalidade desportiva no referido clube.
Tal como a visita ao Politécnico, a visita ao Convento de Cristo também obedeceu a dois turnos. Os alunos tiveram a oportunidade de usufruir de uma visita guiada ao Convento, um dos monumentos mais emblemáticos de Portugal, classificado como Património Mundial da UNESCO. A visita guiada permitiu explorar a riqueza arquitetónica do convento, destacando-se a Charola, a capela templária de inspiração medieval, e a famosa Janela Manuelina, projetada por Diogo de Arruda no início do século XVI. A guia explicou detalhadamente os elementos simbólicos da janela, como as cordas e nós, representando a navegação e os Descobrimentos, as esferas armilares associadas ao rei D. Manuel I, as cruzes da Ordem de Cristo e os detalhes inspirados no mar e na expansão portuguesa, permitindo, assim, consolidar conhecimentos relacionados com os conteúdos das disciplinas de Português e de Área de Integração.
Os alunos também exploraram os claustros do convento, como o Claustro de D. João III, de estilo renascentista, e o Claustro da Lavagem, onde os monges realizavam rituais de purificação. Outros espaços visitados incluíram o refeitório, onde um monge lia textos religiosos enquanto os restantes comiam em silêncio, e a cozinha, que permitiu uma imersão na vida quotidiana monástica da época.
A experiência foi considerada enriquecedora pelos alunos, proporcionando um contacto direto com o património histórico e cultural de Portugal, bem como uma reflexão sobre o futuro académico e profissional. A visita reforçou a importância da educação aliada à preservação do património, tornando-se uma verdadeira viagem no tempo e uma oportunidade única de aprendizagem.
Os alunos do 2.ºTEAC e do 2.ºTAL
As Professoras: Fátima Rodrigues e Graciosa Gonçalves