Atividade de jogos dinamizada pelo 2.º TCM no 1.º ciclo


No passado dia 15 de abril, os alunos da turma do 2.ºTCM, no âmbito da disciplina de matemática, dinamizaram nas turmas 4.ºF e 4.ºG da EB1 Conde de Castelo Melhor uma atividade com os jogos matemáticos: hex, pontos e quadrados, ouri, nim, peões, charada de Sam Loyd, “o que sou eu”, solitário e cães e gatos. O principal objetivo desta iniciativa foi promover nos alunos o desenvolvimento de confiança nas suas capacidades matemáticas, assim como fomentar a persistência, autonomia e à-vontade em lidar com situações que envolvam a Matemática, tanto no percurso escolar como na vida em sociedade. Além disso, a atividade também teve como objetivo contribuir para o desenvolvimento das competências elencadas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, tais como linguagens e textos, relacionamento interpessoal, desenvolvimento pessoal e autonomia e saber científico, técnico e tecnológico.

Esta experiência permitiu que os alunos colocassem em prática o que aprendem em sala de aula, de uma forma lúdica e interativa, estimulando assim o gosto pela Matemática e incentivando a sua aplicação em diferentes contextos do quotidiano.

Os alunos do 4.º ano demonstraram entusiasmo e empenho durante os jogos, evidenciando um grande interesse em aprender de forma interativa e lúdica. Esta iniciativa foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora e motivadora para todos os envolvidos.

O 2.º TCM agradece às  professoras  Ana Simões e Ofélia  Aguiar por terem aceite o desafio da implementação desta atividade nas suas turmas.

Ana Francisco – Professora de matemática