De acordo com o previsto no Plano Anual de Atividades do Departamento de Português realizou-se, no dia doze de janeiro, uma Visita de Estudo a Caldas da Rainha e Mafra (“Bordalo I/II e Saramago: três olhares sobre o mundo”), dinamizada pelas professoras de Português, Graciosa Gonçalves e Isabel Vicente, envolvendo oitenta alunos do terceiro ano dos Cursos Profissionais do Agrupamento de Escolas de Pombal, acompanhados por seis professores.
Esta “aula fora da escola” teve o seu foco principal nos conteúdos do Módulo 9 da disciplina de Português, contudo abrangeu, também, uma vertente de articulação entre as diversas disciplinas curriculares destes alunos, isto é, promoveu-se a interdisciplinaridade (Português, História de Arte, Área de Integração e Inglês), designadamente na experiência da Rota bordaliana (Caldas da Rainha), uma lição de cultura popular portuguesa (sublinhe-se a intemporalidade da crítica social subjacente às figuras caricaturais do Zé Povinho e da esposa, Maria Paciência).
Deste modo, as professoras de Português responsáveis pela sua planificação e concretização estabeleceram os seguintes objetivos: desenvolver o espírito de observação e o espírito crítico; estimular o gosto pelo património linguístico-cultural português; contextualizar a obra Memorial do Convento, de José Saramago (histórica e culturalmente); motivar para a leitura da obra saramaguiana; participar em atividades interpessoais e de grupo, respeitando regras e critérios de atuação e de convivência em diversos contextos; aplicar estratégias para a organização do trabalho de grupo (Tema 7: Trabalho em equipa) e para a definição de um percurso profissional/pessoal (Tema 8- definir o caminho a percorrer) – Projeto de Qualificação e Capacitação Profissional.
Em suma, considera-se que os objetivos delineados foram atingidos, uma vez que os alunos vivenciaram momentos de aprendizagem bastante enriquecedores, em contexto informal, permitindo uma preparação eficaz para o estudo da obra Memorial do Convento em sala de aula, em metodologia de Projeto, de acordo com as linhas orientadoras estabelecidas no PQCP do terceiro ano dos Cursos profissionais (Projeto de Qualificação e Capacitação Profissional). Assim, o balanço desta atividade é francamente positivo.
Graciosa Gonçalves e Isabel Vicente – Professoras de Português