No banco da minha escola – “ Segurança Online”


Os alunos de todas as turmas do curso profissional do 3.º ano do Agrupamento participaram no dia 8 de maio na terceira sessão do programa “No Banco da minha Escola”. O tema desta sessão foi ” Segurança Online” e foi dinamizada pelo gerente Vitor Duarte, da agência de Pombal do banco Eurobic, em representação da Associação Nacional de Bancos. Na sessão também estiveram presentes as turmas do 10.ºE2, 10.ºH e 10.ºI. Esta atividade foi proposta no âmbito da modelação matemática, uma vertente importante da matemática financeira, abordada no módulo A9 da disciplina de matemática e enquadrada no tema “Risco” de Cidadania e Desenvolvimento.

Durante a sessão, foi abordado o tema “ Segurança Online”. Os alunos ficaram a saber quais os tipos de fraude que existem online e quais os cuidados a ter. Foi abordado que sempre que               usamos a Internet e as redes sociais deixamos um rasto de dados e informações que é conhecido como a pegada digital e que pode ser consultado o que acontece a cada minuto na internet no site Internet In Real Time | See How Many Users the Most Popular Apps Have (betfy.co.uk).

Foram apresentadas as fraudes phishing / smishing, vishing, spoofing, “Olá mãe, Olá pai”, a fraude em compras online e a fraude de romance. O phishing consiste na utilização de e-mails fraudulentos para enganar o destinatário, de modo a que este partilhe dados pessoais, financeiros ou códigos de segurança. ​ O smishing é idêntico ao phishing mas feito através de SMS, ou seja, mensagem de telemóvel. No vishing, tal como o phishing ou smishing, o objetivo é obter dados pessoais ou códigos de acesso mas através de chamadas telefónicas. O spoofing é uma forma de falsificação de identidade, com o objetivo de obter informações pessoais, esta prática pode ser realizada de diversas maneiras, incluindo a criação de sites falsos, o envio de e-mails fraudulentos, chamadas telefónicas e mensagens de texto falsas. A fraude “Olá Mãe, Olá Pai” consiste, normalmente, no envio de uma mensagem por WhatsApp, em que alguém se faz passar por um filho ou filha que fala com o pai ou com a mãe.​

A fraude em compras online consiste em enganar o consumidor através de sites falsos, anúncios apelativos ou campanhas com promoções agressivas, que levam o cliente a efetuar a compra e o pagamento.​ O cliente pensa que está a fazer uma encomenda credível, paga o produto mas na verdade a encomenda nunca chega e entretanto os burlões já ficaram com os dados do cartão de crédito, que poderão usar para fazer outros pagamentos e compras de forma ilegal.​ Muitas vezes, conseguem reproduzir sites que parecem ser verdadeiros, pois utilizam o logótipo, o contacto ou catálogo com fotografias idênticas à da marca, mas que  são falsos.​

Na fraude de romance os burlões atacam através de sites de encontros, redes sociais ou e-mails para estabelecer o contacto e começam a desenvolver uma relação de intimidade com a vítima, alegando que estão “apaixonados, ganham a confiança da vítima e depois pedem dinheiro, presentes, dados da conta ou cartões, ​se a pessoa não enviar o dinheiro, tentam fazer chantagem

​Nos cuidados a ter, para evitar riscos desnecessários, foram analisados casos reais e deixadas algumas  mensagens:  “Não respondas a emails suspeitos.​”;  “Verifica sempre se o endereço a partir do qual é enviado é o oficial”, “Examina os emails com cuidado: Desconfia se disserem que determinado serviço foi bloqueado e necessita ser ativado ou se tiverem erros gramaticais ou frases mal formulada”; “Não cliques nos links, nem descarregues ou abras os anexos de emails suspeitos” ; “Desconfia de chamadas não solicitadas de alguém que diz ser de um Banco ou prestador de serviços​”; “Se te pedirem dados pessoais, bancários ou códigos pelo telefone, desliga de imediato “; “ Se te disserem que tens que anular uma operação e que é muito urgente, desliga e contacta o teu banco para confirmar se é verdade ​“; ” Reporta o incidente à polícia, a um familiar ou a um(a) professor(a)​”.

Esta sessão foi muito enriquecedora para os alunos, pois permitiu-lhes adquirir conhecimentos e competências essenciais para a sua vida futura.

Estar online e em segurança depende de cada um de nós! ​Proteção e evitar riscos são condições fundamentais para a segurança de todos.​

Este tipo de atividades é fundamental para uma educação financeira sólida e responsável dos nossos alunos. Através de sessões práticas e interativas como estas, os alunos são preparados para tomar decisões informadas e equilibradas ao longo das suas vidas, minimizando os riscos financeiros online.

Ana Francisco- Professora de Matemática