Os alunos do 2.ºTCM, no âmbito da disciplina de Matemática, com a colaboração das disciplinas de Inglês, Comunicação Publicitária e Criatividade e Comunicação Gráfica e Audiovisual participaram com empenho no Projeto Etwinning “DCTMath – Development of Computational Thinking in Mathematics”. Neste projeto, participaram sete países (Turquia, Portugal, Espanha, Sérvia, Croácia, França e Geórgia). O principal objetivo do projeto foi promover o desenvolvimento do pensamento computacional nos alunos. Os alunos realizaram várias atividades no âmbito do módulo B5 – Jogos e Matemática, sendo de destacar a participação dos alunos no Desafio Bebras, a criação de jogos e a partilha dos mesmos entre as escolas envolvidas no projeto. Os nossos alunos, com os jogos criados, dinamizaram a sala de matemática nos dias 8 e 9 de maio, no âmbito da semana aberta. Este projeto contribuiu para o desenvolvimento de competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
Algumas atividades realizadas pelos alunos:
https://view.genially.com/6665ef5513ffae0014ec8ba2/presentation-december-activities-dctmath
https://view.genially.com/666610dd13ffae0014098b63/interactive-content-january-activities-dctmath
https://view.genially.com/6660e3be455ba70015c3fb07/interactive-content-dctmaths-games
Uma viagem pelos países envolvidos no projeto:
Map of Schools in the Project DCTMath (padlet.com)
https://www.youtube.com/watch?v=GC3oFVGPXAE
Ana Francisco – Professora de Matemática