Os alunos do 2.ºTCM, no âmbito da disciplina de Matemática, com a colaboração da disciplina de Inglês participaram com empenho no Projeto Etwinning “MATH MASTERS”. Neste projeto, participaram seis países (Turquia, Portugal, Espanha, Itália, Eslováquia e Moldávia). O principal objetivo do projeto foi analisar o impacto dos jogos matemáticos na aprendizagem da matemática e no desenvolvimento do pensamento abstrato/matemático. Os alunos realizaram várias atividades no âmbito do módulo B5 – Jogos e Matemática, sendo de destacar a Comemoração do Dia Internacional da Matemática (14/03/2024) no Átrio da Escola Secundária. Nesse dia os alunos promoveram uma atividade interativa, convidando a comunidade educativa a participar em diversos jogos matemáticos (hex, nim, pontos e quadrados, ouri, peões, charada de Sam Loyd, cães e gatos e solitário). Este projeto permitiu aos alunos aprenderem várias ferramentas web 2.0. ligadas à comunicação matemática e à apresentação dos trabalhos realizados e contribuiu para o desenvolvimento de competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
Alguns trabalhos realizados pelos alunos:
https://padlet.com/mihgit/s-t-a-r-t-etwinning-project-2023-2024-kfsjr8rmiane
https://padlet.com/mihgit/fractals-in-real-life-a8mfwkc5g67c
Uma viagem pelos países envolvidos no projeto:
https://view.genially.com/650778827d706000117e7b95/interactive-image-start-etwinning-project
Ana Francisco – Professora de Matemática