Os projetos eTwinning Key of the World:MATH; S.T.A.R.T (Sciences, Technology, Arts, Research, Teamwork); DCTMath – Development of Computational Thinking in Mathematics e Math Masters, desenvolvidos no ano letivo 2023/2024 no ensino profissional na disciplina de matemática lecionada pela professora Ana Francisco, foram reconhecidos, no dia 7 de outubro de 2024, com o Selo Nacional de Qualidade eTwinning.
O projeto “Key of the World:MATH” foi desenvolvido na turma 3.ºTEAC/TAL, no âmbito da disciplina de matemática e do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) de matemática – professora Helena Jesus, frequentado por um aluno da turma 3.º TEAC. Neste projeto, participaram oito países (Turquia, Portugal, Itália, Sérvia, Bulgária, Roménia, Moldávia e Bósnia e Herzegovina). O principal objetivo do projeto foi “abrir as portas da matemática para os alunos” e desenvolver sentimentos positivos em relação à matemática, desenvolvendo nos alunos competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória. Foram realizadas atividades de pesquisa e de resolução de problemas, integrando os conteúdos dos módulos em estudo, a tecnologia e o desenvolvimento de competências para o século XXI. Este projeto permitiu aos alunos aprenderem várias ferramentas web 2.0. ligadas à comunicação matemática e à apresentação dos trabalhos realizados.
O projeto “2. S.T.A.R.T (Sciences, Technology, Arts, Research, Teamwork)” foi desenvolvido no 3.ºTEAC/TAL, no âmbito da disciplina de matemática. Neste projeto, participaram oito países (Turquia, Portugal, Croácia, Espanha, Polónia, Moldávia, Roménia e Macedónia do Norte). O principal objetivo do projeto foi ligar os alunos à vida real através do estudo interdisciplinar e transdisciplinar da ciência, da tecnologia e das artes. Neste projeto a Matemática foi a ferramenta básica e a ligação com as outras ciências, o que ajudou os alunos a questionar, a pensar criticamente, a analisar, a encontrar soluções e a aplicá-las com sucesso. Foram realizados trabalhos enquadrados nos conteúdos curriculares dos módulos A8 – Modelos Discretos, A9 – Funções de Crescimento e A10 – Otimização. Foram realizadas atividades de resolução de problemas, de forma a preparar os alunos para enfrentarem desafios de desenvolvimento profissional e para desenvolverem o espírito de iniciativa, integrando a tecnologia e o desenvolvimento de competências para o século XXI. Este projeto permitiu aos alunos aprenderem várias ferramentas web 2.0. ligadas à comunicação matemática e à apresentação dos trabalhos realizados; criarem trabalhos comuns, através da colaboração e da cooperação com alunos de outros países; e contribuiu para o desenvolvimento de competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
O projeto “DCTMath – Development of Computational Thinking in Mathematics” foi desenvolvido no 2.ºTCM,no âmbito da disciplina de Matemática, com a colaboração das disciplinas de Inglês, Comunicação Publicitária e Criatividade e Comunicação Gráfica e Audiovisual . Neste projeto, participaram sete países (Turquia, Portugal, Espanha, Sérvia, Croácia, França e Geórgia). O principal objetivo do projeto foi promover o desenvolvimento do pensamento computacional nos alunos. Os alunos realizaram várias atividades no âmbito do módulo B5 – Jogos e Matemática, sendo de destacar a participação dos alunos no Desafio Bebras, a criação de jogos e a partilha dos mesmos entre as escolas envolvidas no projeto. Os nossos alunos, com os jogos criados, dinamizaram a sala de matemática nos dias 8 e 9 de maio, no âmbito da semana aberta. Este projeto contribuiu para o desenvolvimento de competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
O projeto “Math Masters, desenvolvido no 2.ºTCM” no âmbito da disciplina de Matemática, com a colaboração da disciplina de Inglês. Neste projeto, participaram seis países (Turquia, Portugal, Espanha, Itália, Eslováquia e Moldávia). O principal objetivo do projeto foi analisar o impacto dos jogos matemáticos na aprendizagem da matemática e no desenvolvimento do pensamento abstrato/matemático. Os alunos realizaram várias atividades no âmbito do módulo B5 – Jogos e Matemática, sendo de destacar a Comemoração do Dia Internacional da Matemática (14/03/2024) no Átrio da Escola Secundária. Nesse dia os alunos promoveram uma atividade interativa, convidando a comunidade educativa a participar em diversos jogos matemáticos (hex, nim, pontos e quadrados, ouri, peões, charada de Sam Loyd, cães e gatos e solitário). Este projeto permitiu aos alunos aprenderem várias ferramentas web 2.0. ligadas à comunicação matemática e à apresentação dos trabalhos realizados e contribuiu para o desenvolvimento de competências académicas e sociais, elencadas no Perfil dos alunos à saída da Escolaridade Obrigatória.
O Selo Nacional de Qualidade (SNQ) (Selo Nacional de Qualidade | eTwinning PT), atribuído pela Organização Nacional de Apoio eTwinning de Portugal, reconhece a qualidade do projeto de acordo com cinco critérios: colaboração entre escolas parceiras; utilização do digital em contexto educativo; abordagens pedagógicas; integração curricular; resultados e documentação.
Parabéns aos alunos pelo trabalho que desenvolveram.
Ana Francisco – Professora de Matemática