Tangram vs Natal


No âmbito do Módulo B5, “Jogos e Matemática”, a turma do 2.º TCM decidiu inovar na decoração de Natal deste ano da escola. Utilizando o quebra-cabeças Tangram como base, os alunos criaram uma decoração que se encontra exposta no átrio da escola.

A iniciativa, que visa mostrar que é possível lidar com situações matemáticas de forma descontraída e divertida, tem como objetivo valorizar o papel da matemática não só no percurso escolar, mas também na vida em sociedade. Com esta mensagem em mente, os alunos resolveram transformar um simples jogo numa decoração que representa o potencial da matemática em diversos domínios da atividade humana e social.

O quebra-cabeças Tangram, com as suas infinitas possibilidades de formação de figuras geométricas, foi utilizado para criar o presépio, a árvore de Natal, estrelas e outros símbolos natalícios. De forma colaborativa, a turma trabalhou em conjunto para desenvolver a decoração, demonstrando habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipa.

A exposição da decoração de Natal feita pelos alunos do 2.º TCM certamente é um exemplo inspirador de como a matemática pode ser explorada de maneira divertida e criativa. Além de embelezar o átrio da escola, mostra-nos que é possível desenvolver habilidades matemáticas enquanto nos deliciamos com o espírito natalício. A turma do 2.º TCM conseguiu unir arte, matemática e espírito natalino numa  só criação.

Os alunos convidam toda a comunidade educativa a visitar a decoração de Natal e a desfrutar da beleza e do significado por detrás de cada peça.

 

Ana Francisco – Professora de Matemática