Visita de estudo dos alunos do 3º TCM à Startup Leiria e à empresa “Get digital”


Enquadrada na Visita de Estudo Horizontal, realizada no passado dia 14 de fevereiro e que contou com a participação de todas as turmas do 3.º ano dos Cursos Profissionais da Escola Secundária de Pombal, foram organizados dois momentos para o dia.

Durante a manhã, deu-se prioridade à componente tecnológica, enquanto a parte da tarde foi dedicada a atividades da Área Sociocultural, mais concretamente da disciplina de Português (visita ao MIMO e Roteiro Literário Miguel Torga).

Para os alunos do 3.º ano do Curso Profissional de Técnico de Comunicação – Marketing, Relações-Públicas e Publicidade, foram planeadas visitas a duas entidades de referência: a Startup Leiria e a Agência Get Digital, proporcionando-lhes um contacto direto com o empreendedorismo e a criação de conteúdos digitais.

Na Startup Leiria, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o espaço de coworking, uma solução inovadora para empreendedores, freelancers e empresas em crescimento. Num ambiente acolhedor, ouviram João Ramos, Coordenador de Incubação e Aceleração, que lhes apresentou os serviços disponibilizados por esta rede de inovação tecnológica no apoio a projetos emergentes. Como exemplo, assistiram à apresentação do Projeto LART (Leiria Academic Racing Team), uma equipa de Fórmula Student do Politécnico de Leiria, apoiada pela Startup Leiria, conduzida por uma aluna do IPL.

Chegados à Get Digital, empresa pertencente ao Grupo ARTHA, fundado por Regina Santana e Paulo Faustino, que desde 2013 têm vindo a transformar o panorama do mercado digital em Portugal e no Brasil, fomos recebidos por Joana Carmo (Chief Product Officer) e Ana Silva (Performance Manager), duas profissionais dinâmicas e com uma visão atual do setor.

Durante a visita, destacou-se a criatividade e a capacidade de resposta da equipa, permitindo aos alunos compreender melhor o funcionamento de um ambiente de trabalho moderno e inovador, na área do marketing digital. O espaço conta com várias áreas, incluindo um estúdio de criação de conteúdos, apresentado por Eduardo Pereira (vídeo editor). Mais do que um talento da casa, Eduardo é também um ex-aluno da nossa escola que encontrou no Grupo ARTHA a sua vocação. Com uma comunicação envolvente e acessível, conseguiu cativar os alunos e transmitir-lhes a importância da criação de conteúdos digitais para empresas e empreendedores, abordando as diferentes vertentes da produção, desde a imagem ao storytelling e à estratégia digital.

A turma foi acompanhada pelas professoras Isabel Lopes e Graciosa Gonçalves e teve a oportunidade de interagir com os profissionais da empresa, esclarecendo dúvidas e trocando experiências valiosas para o futuro profissional de cada um.

A experiência foi considerada muito enriquecedora por todos, proporcionando um olhar mais prático e próximo sobre o universo das startups e da criação de conteúdos digitais.

 

A professora Isabel Lopes e os alunos do 3º TCM.