À semelhança de anos anteriores, a Escola Básica Marquês de Pombal comemorou, no passado dia 9 de maio, o “Dia da Europa”, assinalando o 66.º aniversário da sua fundação (1957).
Desde a adesão de Portugal, em 1986, juntamente com Espanha, que se verificaram mudanças significativas no nosso país. Portugal foi confrontado com novos desafios e viu a Mortalidade Infantil descer, sendo hoje uma das mais baixas do mundo. Já a Esperança Média de Vida subiu e cada português vive em média mais de 80,1 anos. O número de alunos matriculados no ensino superior aumentou, assim como o PIB per capita. As nossas estradas e autoestradas melhoraram, tendo o tempo de viagem sido reduzido. Por outro lado, acentuou-se o carácter periférico da nossa localização geográfica.
Os alunos do sétimo ano da nossa Escola realizaram trabalhos alusivos ao tema, no âmbito da disciplina de Geografia, os quais estiveram patentes na Bloco C, entre os dias 8 e 14 de maio. Procurou-se dar a conhecer um pouco de cada país membro, como por exemplo, a data de entrada na UE, localização geográfica, população, língua falada, gastronomia, cultura, entre outros.
As professoras
Carla Bento, Lúcia Silva e Manuela Freixo