Dia Mundial da Filosofia


Em 2005 a UNESCO instituiu o Dia Mundial da Filosofia, como resultado da necessidade da humanidade refletir sobre os acontecimentos atuais, fomentando-se o pensamento crítico, criativo e independente, contribuindo assim para a promoção da tolerância e da paz. Desde então este dia é celebrado em todo o mundo na terceira quinta-feira do mês de novembro, que este ano terá lugar dia 17.

A UNESCO assinala este dia, na sua sede em Paris, com um simpósio e uma exposição sobre este tema, em formato presencial e online.

A edição deste ano (publicitada na página do AEP) pretende convidar para uma reflexão sobre O Humano do Futuro.

O próprio conceito de humanidade está em constante evolução, neste mundo altamente tecnológico em que vivemos. O que é o humano hoje? O que continuamos a chamar de humano apesar da óbvia evolução histórica e do futuro incerto que enfrentamos?  Como podemos vislumbrar as novas figuras do humano no futuro?
Neste questionamento que muitos fazem, a filosofia ajuda-nos a percorrer a distância necessária para melhor avançar, ao estimular a reflexão crítica sobre os dilemas éticos e epistemológicos que se colocam, e as implicações atuais e futuras, a nível dos indivíduos e das sociedades.
Também em Portugal, a Associação de Professores de Filosofia marca este Dia Mundial da Filosofia disponibilizando um plano de atividades destinado ao 1.º, 2.º, 3.º ciclos e Secundário, intitulado “Refugiados”. Dado o contexto mundial atual, pretende-se que os alunos compreendam a noção e a condição de refugiado e a necessidade de dar respostas a este problema, comprometendo-se com valores e atitudes de natureza humanitária e democrática. Este plano pode ser consultado aqui.